São Paulo São Paulo registra terremoto de magnitude 4,0

São Paulo registra terremoto de magnitude 4,0

Defesa Civil confirma que o epicentro do tremor foi a cidade de Iguape, na região do vale do Ribeira

  • São Paulo | Do R7

Resumindo a Notícia
  • Município de Iguape, no litoral sul de SP, foi o epicentro do terremoto de magnitude 4,0.

  • Juquiá, Itariri, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande também sentiram o tremor.

  • Corpo de Bombeiros e Defesa Civil não foram acionados para ocorrência com vítimas.

Um tremor de terra foi sentido, na manhã desta sexta-feira (16), por moradores de cidades do vale do Ribeira e da Baixada Santista, no estado de São Paulo.

De acordo com a Defesa Civil, o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) registrou um terremoto de magnitude 4,0, com epicentro no município de Iguape, às 8h22.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

A informação inicial, baseada em um alerta emitido pelo Google, foi que se tratava de um tremor de magnitude 4,7, com epicentro em Miracatu. A reportagem foi atualizada às 10h18 desta sexta.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil não receberam nenhum chamado para ocorrência com vítimas ou danos estruturais.

Iguape é epicentro de terremoto em SP

Iguape é epicentro de terremoto em SP

Reprodução

"Eu senti no meu banheiro como se estivesse passando pela rua uma máquina muito grande, provocando um tremor que durou cerca de 5 segundos. Me segurei na pia. Porém, nunca imaginei ser um abalo sísmico", afirmou ao R7 Jacy Zambelli, farmacêutica e moradora de Iguape.

Um abalo de 4 graus na escala Richter pode ser sentido em um raio de até 100 km do seu epicentro, de acordo com a Defesa Civil. Abalos de magnitude entre 3,5 e 5,4, no entanto, não costumam gerar danos estruturais. 

Há relatos de que o tremor foi sentido em vários municípios da região, como Juquiá, Itariri, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.

"Eu estava meio dormindo, a cama começou a tremer, não estava entendendo nada. Foi esquisito, durou uns 4 segundos, mas foi bem nítido", contou o empresário Edson Rocha, que mora em Juquiá, município do vale do Ribeira.

Últimas