Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo tem aumento de 22% em furtos e 5% de roubos no primeiro bimestre

De acordo com a SSP, no primeiro bimestre de 2023, foram registrados 21.946 roubos e 32.203 furtos na cidade

São Paulo|Do R7

Polícia Militar faz blitz na avenida Zaki Narchi, na zona norte da cidade
Polícia Militar faz blitz na avenida Zaki Narchi, na zona norte da cidade Polícia Militar faz blitz na avenida Zaki Narchi, na zona norte da cidade

A capital paulista registrou aumento de 21,9% de furtos e 5,5% de roubos no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados são da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

De acordo com o levantamento, entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado, a pasta contabilizou 21.946 roubos e 32.203 furtos. Enquanto no primeiro bimestre de 2023, o número cresceu, respectativamente, para 23.171 e 38.997.

Leia também

Os dados registrados neste ano também foram superiores aos de 2021, quando o país enfrentava um dos picos da pandemia. Com as medidas sanitárias de combate à Covid-19, a circulação de pessoas era mais restrita e esse tipo de crime patrimonial registrou queda.

Estado

A SSP registrou 38.626 roubos e 81.313 furtos no primeiro bimestre do ano passado em todo o estado de São Paulo. Enquanto, em 2023, o número de boletins de ocorrência registrados foi de 39.295 e 91.456, respectivamente. 

Publicidade

Analisando os dados disponibilizados pela pasta, o estado teve um incremento de 12,4% em furtos e 1,7% em roubos.

Carnaval

Uma das épocas do ano com alto índice de furtos é o Carnaval. Os suspeitos aproveitam as aglomerações nas festas e nos blocos de carnaval, além da distração dos foliões, para praticar o crime. 

Publicidade

Durante o período do feriado, houve 2.328 furtos e 1.158 furtos de celulares em todo o estado, segundo o balanço da SSP. Mais de 4,5 milhões de pessoas frequentaram os blocos carnavalescos somente na capital.

O risco também se estende aos períodos de pré e pós-Carnaval. Apenas em 11 de fevereiro, em uma festa no Estádio do Canindé, na região central de São Paulo, 61 celulares foram furtados por cinco mulheres. Na época, a quadrilha foi presa e os aparelhos foram recuperadas.

Denúncia

Em caso de furto ou roubo, a orientação da Secretaria de Segurança Pública é que a vítima registre o boletim de ocorrência eletrônico pelo siteou que faça a denúncia em algum distrito policial. 

Saiba quais são os bairros campeões em roubos e furtos de veículos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.