Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo tem o mês de junho mais seco em 29 anos; baixa umidade vai continuar

O inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51, pelo horário de Brasília, com previsão de temperatura acima da média

São Paulo|Da Agência Brasil


Nasceer do sol em São José dos Campos, interior de São Paulo JOISEL R DO AMARAL/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO - 20.06.2024

Com menos de um milímetro de chuva em junho, São Paulo tem tempo seco há 22 dias. Esse número significa meio por cento da média de chuva prevista para o mês, que é de quase 50 milímetros. A informação é do CGE (Centro de Gerenciamento do Clima) que iniciou as medições em 1995.

Para complicar, os meteorologistas apontam que a secura ainda vai continuar atingindo a cidade. É que uma massa de ar seco permanece estacionada sobre boa parte da região central do Brasil. Essa condição inibe a formação de nuvens.

De acordo com previsão do Climatempo, o tempo seco deve permanecer nos próximos 15 dias, com máximas que devem chegar a 31 graus na próxima segunda-feira (24).

O inverno começa nesta quinta-feira (20), às 17h51, pelo horário de Brasília, com previsão de temperatura acima da média em praticamente todo o país.

Publicidade

Cuidados com a saúde

Por causa da baixa umidade relativa do ar, que vai variar de 20% a 30%, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta: o tempo seco pode provocar problemas de saúde como garganta irritada, sangramento nasal, doenças respiratórias, como rinite, asma, dor de cabeça, sensação de areia nos olhos e pele ressecada.

Para esses períodos, é recomendado que se evite exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; umidificar o ambiente com vaporizantes, toalhas molhadas e recipientes com água. Também deve-se permanecer em locais protegidos do Sol, sempre que possível; e beber bastante água.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.