São Paulo São Paulo tem seis das dez cidades com maior densidade demográfica do país, diz Censo 2022

São Paulo tem seis das dez cidades com maior densidade demográfica do país, diz Censo 2022

Taboão da Serra lidera lista com 13,4 mil habitantes/km² e é seguida de perto por Diadema, com 12,7 mil habitantes/km²

Resumindo a Notícia
  • Estado de SP possui seis das dez cidades com maior densidade demográfica do país.

  • Segundo Censo 2022, Taboão da Serra lidera lista, seguida de perto por Diadema.

  • Capital paulista é só a 10ª cidade com maior densidade demográfica do Brasil.

  • Altamira (PA), maior cidade em área do país, tem menos de 1 habitante/km².

Taboão da Serra lidera lista
 de cidades com maior densidade demográfica

Taboão da Serra lidera lista de cidades com maior densidade demográfica

Clayton de Souza/Agência Estado - Arquivo

O estado de São Paulo, com população de 44.420.459 pessoas, tem seis das dez cidades de maior densidade demográfica do país, aponta o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado na quarta-feira (28).

A lista é encabeçada por Taboão da Serra (SP), que possui 13,4 mil habitantes/km². O município é seguido por Diadema (SP), com 12,7 mil habitantes/km². São João de Meriti (RJ) fecha o top 3 com 12,5 mil habitantes/km².

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Na sequência do intruso fluminense, outras três cidades de São Paulo voltam a figurar na lista: Osasco, com 11,4 mil habitantes/km²; Carapicuíba, com 11,2 mil habitantes/km² e São Caetano do Sul, com 10,8 mil habitantes/km².

Aparece ainda entre as dez cidades de maior densidade demográfica do país a própria capital paulista, com 7,5 mil habitantes/km². Em comparação com Taboão da Serra, que possui uma área de 20 km² e população de 273.542 pessoas, a capital do estado tem área de 1.521 km² e é lar de mais de 11 milhões de pessoas.

Completam a lista Olinda (PE), com 8,4 mil habitantes/km²; Fortaleza (CE), com 7,7 mil  habitantes/km²; e Nilópolis (RJ), com 7,5 mil habitantes/km².

De acordo com o IBGE, os municípios citados estão em algumas das maiores concentrações populacionais urbanas do país, como a região metropolitana do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte, além de áreas litorâneas no Nordeste.

Maior município do Brasil é cem vezes maior que São Paulo

Altamira é repleta de florestas e cortada pelo rio Xingu

Altamira é repleta de florestas e cortada pelo rio Xingu

Dida Sampaio/Agência Estado - Arquivo

De acordo com o Censo 2022, Altamira (PA) é a cidade do país com maior território: 159.533 km². Em comparação com São Paulo, a capital  paulista caberia mais de 100 vezes na área município paraense, que possui menos de 1 habitante/km².

De acordo com o IBGE, as 11 maiores cidades do país ficam na região Norte do país: Altamira (PA), Barcelos (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Oriximiná (PA), Tapuá (AM), São Félix do Xingu (PA), Atalaia do Norte (AM), Almeirim (PA), Jutaí (AM), e Lábrea (AM).

É também na região Norte que ficam os cinco municípios com a menor densidade demográfica do Brasil: Barcelos (AM), Japurá (AM), Atalaia do Norte (AM), Tapuá (AM) e Santa Isabel do Rio Negro (AM). Todas estas cidades possuem densidade demográfica de 0,2 habitantes/km².

"Apresentando baixas densidades demográficas, por vezes inferiores a 1 habitante/km², esses
municípios têm em seu patrimônio cultural e ambiental sua maior expressão no Brasil e no
mundo", explica o IBGE.

Últimas