São Paulo tem seis das dez cidades com maior densidade demográfica do país, diz Censo 2022
Taboão da Serra lidera lista com 13,4 mil habitantes/km² e é seguida de perto por Diadema, com 12,7 mil habitantes/km²
São Paulo|Lucas Ferreira, do R7
O estado de São Paulo, com população de 44.420.459 pessoas, tem seis das dez cidades de maior densidade demográfica do país, aponta o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado na quarta-feira (28).
A lista é encabeçada por Taboão da Serra (SP), que possui 13,4 mil habitantes/km². O município é seguido por Diadema (SP), com 12,7 mil habitantes/km². São João de Meriti (RJ) fecha o top 3 com 12,5 mil habitantes/km².
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Na sequência do intruso fluminense, outras três cidades de São Paulo voltam a figurar na lista: Osasco, com 11,4 mil habitantes/km²; Carapicuíba, com 11,2 mil habitantes/km² e São Caetano do Sul, com 10,8 mil habitantes/km².
Aparece ainda entre as dez cidades de maior densidade demográfica do país a própria capital paulista, com 7,5 mil habitantes/km². Em comparação com Taboão da Serra, que possui uma área de 20 km² e população de 273.542 pessoas, a capital do estado tem área de 1.521 km² e é lar de mais de 11 milhões de pessoas.
Completam a lista Olinda (PE), com 8,4 mil habitantes/km²; Fortaleza (CE), com 7,7 mil habitantes/km²; e Nilópolis (RJ), com 7,5 mil habitantes/km².
De acordo com o IBGE, os municípios citados estão em algumas das maiores concentrações populacionais urbanas do país, como a região metropolitana do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Belo Horizonte, além de áreas litorâneas no Nordeste.
Maior município do Brasil é cem vezes maior que São Paulo
De acordo com o Censo 2022, Altamira (PA) é a cidade do país com maior território: 159.533 km². Em comparação com São Paulo, a capital paulista caberia mais de 100 vezes na área município paraense, que possui menos de 1 habitante/km².
De acordo com o IBGE, as 11 maiores cidades do país ficam na região Norte do país: Altamira (PA), Barcelos (AM), São Gabriel da Cachoeira (AM), Oriximiná (PA), Tapuá (AM), São Félix do Xingu (PA), Atalaia do Norte (AM), Almeirim (PA), Jutaí (AM), e Lábrea (AM).
Leia também
É também na região Norte que ficam os cinco municípios com a menor densidade demográfica do Brasil: Barcelos (AM), Japurá (AM), Atalaia do Norte (AM), Tapuá (AM) e Santa Isabel do Rio Negro (AM). Todas estas cidades possuem densidade demográfica de 0,2 habitantes/km².
"Apresentando baixas densidades demográficas, por vezes inferiores a 1 habitante/km², esses
municípios têm em seu patrimônio cultural e ambiental sua maior expressão no Brasil e no
mundo", explica o IBGE.