Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo usou estoque de 2ª dose para evitar transtornos, diz prefeito

Ricardo Nunes (MDB) afirmou que prefeitura paulistana precisou reestruturar calendário por causa de atraso na entrega de vacinas

São Paulo|Do R7

Ricardo Nunes em entrevista nesta terça-feira (22)
Ricardo Nunes em entrevista nesta terça-feira (22) Ricardo Nunes em entrevista nesta terça-feira (22)

A Prefeitura de São Paulo usou o estoque da segunda dose da vacinação contra covid-19 e precisou reestruturar o calendário de imunização por causa de um atraso na chegada de novas doses. A informação foi dada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), durante entrevista nesta terça-feira (22).

"Nós sempre tivemos a política de não usar a segunda dose, mas tendo em vista o volume de pessoas que foram vacinar e por conta de que houve um atraso na entrega de vacinas, a prefeitura de São Paulo optou por usar a segunda dose da vacina para evitar transtornos, aguardando que a vacina chegasse e a gente continuasse, mas não aconteceu", disse o prefeito.

Nunes disse que nesta terça-feira chegará mais doses e vai possibilitar a retomada da vacinação nesta quarta-feira (23), imunizando pessoas com 49 anos. "Existe um esforço de todas as esferas — federal, estadual e municipal — e, evidentemente, uma situação tão complexa quanto a vacinação de um número enorme de pessoas, não é natural mas é aceitável que em algum momento possa ter tido algum problema como houve agora".

Leia também

O prefeito destacou ainda que "com certeza absoluta foi um mal entendido" quando o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a prefeitura demorou para avisar sobre a falta de doses do imunizante. 

Publicidade

O cronograma da prefeitura de São Paulo prevê que, nesta quarta-feira, serão vacinadas pessoas de 49 anos e realizada a repescagem para o grupo de 50 a 59 anos. Na quinta, a imunização será para pessoas com 48 anos e na sexta (25) e sábado (26), o grupo com 45, 46 e 47 anos receberá o imunizante.

O PMI (Programa Municipal de Imunizações), da Secretaria Municipal da Saúde, atribuiu o esgotamento à alta adesão da vacinação contra a covid com cerca de 90% das pessoas entre 50 e 59 anos vacinadas com a primeira dose. Segundo o programa, todos os estoques foram utilizados na segunda-feira (21).

Nesta terça-feira, a secretaria municipal da saúde afirma que haverá o reabastecimento das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que a vacinação seja retomada na quarta-feira. Além disso, também nesta quarta voltam a ser aplicadas as segundas doses das vacinas disponíveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.