Secretário de Transportes diz que interdição será "a menor possível"
Mesmo com a pista expressa da marginal interditada por 21 km, secretário afirma que área de escoramento não deverá causar mais implicações
São Paulo|Fabíola Perez, do R7
Apesar do diagnóstico dos agentes do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, de que o viaduto do Jaguaré pode ruir após um deslocamento milimétrico nesta sexta-feira (16), o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto afirmou que a interdição "será a menor possível".
Saiba mais:"Foi como se o chão desaparecesse", diz motorista em queda de viaduto
De acordo com Octaviano, o aumento da área de escoramento, não deverá causar mais implicações no esquema montado para aliviar o trânsito nas vias. "Isso não muda nossa área operacional", afirmou. A única mudança, segundo o secretário, é o pedido à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) a interrupção da passagem de trens no trecho da estação Pinheiros.
Leia também
Parte do viaduto do Jaguaré cede e fecha pista da marginal Pinheiros
Viaduto que cedeu na zona oeste de SP corre risco de desabar, afirma secretário
SP negocia acordo para obras em pontes e viadutos
Viaduto que cedeu apresentava desgaste em juntas de dilatação
'Não havia nenhuma indicação', diz prefeito após viaduto ceder em SP
Segundo o secretário, estão disponíveis 30 ônibus na operação Paese para fazer os trajetos realizados pelos trens. Em relação às vias, Octaviano afirmou que a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Rodovia Castello Branco, continua interditada. "Só a pista local está livre", afirma.
Desde a quinta-feira (15), quando o viaduto do Jaguaré começou a ceder, vias alternativas foram abertas aos motoristas. "Está sendo ofertada a avenida Faria Lima, Pedroso de Moraes, Gastão Vidigal e até a Ponte dos Remédios", disse Octaviano. "É uma rota menor e sem capacidade para absorver todo o transito da marginal, mas são caminhos alternativos durante o escoramento."
Saiba mais: Viaduto que cedeu apresentava desgaste em juntas de dilatação
Os motoristas estão sendo avisados sobre as interdições com a presença de agentes, faixas de sinalização e avisos painéis eletrônicos. Em relação às ciclofaixas, o secretário disse que uma delas sofreu uma intervenção temporária em função da ampliação do escoreamento. "Há muito material chegando pela ciclovia. Foi uma questão operacional."