Secretário Executivo da Secretaria Educação de São Paulo detalha trabalho da pasta
Vinícius Neiva falou sobre projeto de avaliação dos professores e celebrou aumento na taxa de frequência dos alunos do estado
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Secretaria da Educação de São Paulo definiu o calendário do ano letivo de 2026. As aulas da rede estadual se iniciarão no dia 2 de fevereiro, com término previsto para 18 de dezembro.
A pasta iniciou ainda neste ano a avaliação de desempenho dos professores da rede, com o objetivo de melhorar a gestão nas escolas.
Leia mais
Vinícius Neiva, Secretário Executivo da Secretaria da Educação do estado, participou do Hora News desta segunda-feira (13) e explicou o projeto.
“No primeiro semestre, a gente fez uma avaliação dos nossos professores, como se fosse uma avaliação formativa, para que eles recebessem um feedback da equipe gestora, para que a gente pudesse seguir melhorando a qualidade das aulas que a gente oferece a nossos alunos”, diz o secretário.
Na avaliação dos professores, são consideradas as competências de domínio do conhecimento e metodologia, gestão de sala de aula, liderança, comunicação e clima organizacional, compromisso com a aprendizagem, assiduidade e participação e alcance de metas.
Outro ponto positivo da pasta no ano foi o aumento da taxa frequência dos alunos, que saltou de 81,1% em agosto de 2023 para 85,8% no mesmo período de 2025. O aumento representa um aumento de 144 mil alunos em sala de aula.
“Isso é muito fruto desse processo de avaliação e desempenho. Então, à medida que a gente coloca um processo de formação continuada para esses professores, eles estão mais capacitados, eles trazem aulas mais interessantes, eles conectam com a necessidade dos jovens, e o jovem obviamente se sente mais atraído ao estar dentro da escola e, por conta disso, ele acaba estando mais presente”, celebra Neiva.
Perguntas e Respostas
Qual é o calendário do ano letivo de 2026 na Secretaria da Educação de São Paulo?
As aulas da rede estadual de São Paulo iniciarão no dia 2 de fevereiro de 2026 e terminarão em 18 de dezembro do mesmo ano.
Qual é o objetivo da avaliação de desempenho dos professores na rede estadual?
A avaliação de desempenho dos professores visa melhorar a gestão nas escolas e a qualidade das aulas oferecidas aos alunos.
O que Vinícius Neiva disse sobre a avaliação dos professores?
Vinícius Neiva, Secretário Executivo da Secretaria da Educação, explicou que a avaliação é formativa e proporciona feedback aos professores, com o intuito de aprimorar a qualidade do ensino.
Quais competências são consideradas na avaliação dos professores?
Na avaliação, são consideradas competências como domínio do conhecimento e metodologia, gestão de sala de aula, liderança, comunicação, clima organizacional, compromisso com a aprendizagem, assiduidade e participação, além do alcance de metas.
Qual foi o aumento na taxa de frequência dos alunos em 2025?
A taxa de frequência dos alunos aumentou de 81,1% em agosto de 2023 para 85,8% em agosto de 2025, representando um acréscimo de 144 mil alunos em sala de aula.
Como a avaliação de desempenho dos professores impactou a presença dos alunos nas escolas?
Neiva destacou que o processo de avaliação e a formação continuada dos professores resultaram em aulas mais interessantes e conectadas às necessidades dos jovens, o que atraiu mais alunos para a escola e aumentou a frequência.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
