Logo R7.com
RecordPlus
‌

Sistema Cantareira mantém sequência de quedas e nível chega aos 19,6%

Volumes dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga também apresentaram redução neste sábado

São Paulo|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Sistema Cantareira recuou 0,2% neste sábado
Sistema Cantareira recuou 0,2% neste sábado

O volume de água armazenada no Sistema Cantareira voltou a recuar 0,2 ponto percentual neste sábado (5) e chegou aos 19,6%, de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). No mesmo período do ano passado, o nível de água era de 56,5%.

Outras duas represas também registraram queda. O Sistema Alto Tietê passou de 25,1% para 25%. O Sistema Guarapiranga caiu de 70,6% para 70,3%.

‌

Na última quinta-feira, o comitê anticrise que monitora o Sistema Cantareira rejeitou, pela segunda vez, o plano de contingência apresentado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para operar o manancial pelos próximos cinco meses. Ao mesmo tempo, os órgãos reguladores decidiram reduzir em 8,4% a vazão máxima que a empresa pode retirar das represas para abastecer, hoje, cerca de 7,3 milhões de habitantes da Grande São Paulo.

Cantareira tem mês mais seco em 84 anos

‌

Secretário corrige dado sobre consumo de água em SP

O mês de junho foi o mês mais seco do principal manancial paulista em 84 anos de medição, superando maio deste ano. Dados do comitê anticrise que monitora a estiagem local mostram que a vazão afluente — volume de água que chega aos reservatórios — foi de apenas 6,6 mil litros por segundo, 46% inferior à mínima histórica para este mês, registrada em 2000: 14,3 mil litros por segundo.

A situação é consequência direta do baixo índice pluviométrico na região. Entretanto, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na última terça-feira (1º), que já esperava a queda no nível de armazenamento do Sistema Cantareira em junho e negou que o Estado contasse com a chuva acima da média no mês passado, a exemplo do que ocorreu em 2013.

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.