Sobe para 17 o número de mortos em Itaoca, no interior de SP, por conta das chuvas
Tempestade atingiu cem casas e deixou 80 famílias desabrigadas; nove estão desaparecidos
São Paulo|Do R7, com Agência Record

As chuvas que atingiram a cidade de Itaoca, no interior de São Paulo, na noite e madrugada dos dias 12 e 13 de janeiro, já causaram 17 mortes, segundo o último levantamento da Defesa Civil.
Ainda de acordo com o órgão estadual, cerca de cem casas foram afetadas e até o momento nove pessoas estão desaparecidas. Quatro pessoas se encontram hospitalizadas e aproximadamente 80 famílias — 332 pessoas — estão desalojadas.
Devido às condições da cidade, a prefeitura decretou estado de calamidade pública, que já foi homologado por decreto do governador Geraldo Alckmin e reconhecido também pela União. Na última terça-feira (14), Alckmin anunciou a construção de 90 casas no município para as famílias que tiveram as moradias atingidas.
Leia mais notícias de São Paulo
Diversos órgãos estão presentes no local para ajudar e resgatar às vítimas das cheias, como a própria Defesa Civil, o Instituto Geológico, o Corpo de Bombeiros e o Grau (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências). A Secretaria de Saúde enviou também uma equipe, formada por médico e enfermeiro, com vacinas e remédios para atender a população afetada.
Doação
A Defesa Civil informou também que já disponibilizou diversos materiais de ajuda humanitária, como produto de higiene e limpeza e colchões. Ao todo, foram disponibilizados cerca de 300 cestas básicas, 1.000 colchões, 260 kits de vestuário (agasalho), 145 kits de higiene pessoal e 100 kits de limpeza.
Chuva dificulta busca por desaparecidos em Itaóca (SP)
Os municípios vizinhos, Apiaí e Ribeira, também têm ajudado, ao disponibilizar caminhões e retroescavadeira para auxiliar nos trabalhos de limpeza e desobstrução das vias. Além disso, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está fornecendo água potável e caminhão pipa para ajudar na limpeza.
E para quem quiser ajudar os moradores atingidos pelas chuvas em Itaoca, a p prefeitura divulgou os números das contas bancárias do Fundo Social da cidade. No banco Bradesco, a agência é a 2027-3 e conta é 1003321-7. No caso da conta SOS Itaoca, a agência é do banco do Brasil, número 3637-4 e conta 100000-4.














