São Paulo Sorocaba (SP) terá rodízio de água a partir desta quinta (17)

Sorocaba (SP) terá rodízio de água a partir desta quinta (17)

Sistema que abastece regiões da cidade operam com cerca de 20% da capacidade total. Racionamento é provocado por alta no consumo e falta de chuvas

Foram registrados picos de consumo de 50%  acima da média nos meses de pandemia

Foram registrados picos de consumo de 50% acima da média nos meses de pandemia

Luiz Claudio Barbosa/Futura Press/Estadão Conteúdo

O município de Sorocaba, no interior de São Paulo, vai adotar sistema de rodízio de água a partir desta quinta-feira (17). Segundo a Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a medida foi tomada devido ao alto consumo e a falta de previsão de chuvas para os próximos dias.

De acordo com a Saae, o rodízio será aplicado nas regiões do Éden, Cajuru e Zona Industrial. A decisão foi tomada após técnicos, engenheiros e diretores analisarem a situação das represas que compõem o sistema Castelinho/Ferraz, responsável pelo abastecimento da estação de tratamento de água do Éden.

Após a coleta de dados, foi constatado que as represas, atualmente, operam com cerca de 20% da capacidade total e continuam apresentando queda diária.

Ainda de acordo com a Saae, no período de pandemia, o fato dos moradores passarem mais tempo em casa contribuiu para a queda do nível dos reservatórios. Foram registrados picos de 50% de consumo acima da média nos últimos cinco meses.

Últimas