Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP anuncia repasse R$ 203 mi para obras na represa Guarapiranga

Parceria entre estado e 4 prefeituras prevê 6 mil novas ligações de esgoto para atendimento de 361 mil pessoas

São Paulo|Do R7*, com informações da Agência Record

Ampliação do sistema de saneamento básico na bacia da represa
Ampliação do sistema de saneamento básico na bacia da represa Ampliação do sistema de saneamento básico na bacia da represa

O governador de São Paulo em exercício, Rodrigo Garcia, autorizou nesta quarta-feira (29) investimentos públicos de R$ 203 milhões para ampliar o sistema de saneamento básico na bacia da represa de Guarapiranga.

A iniciativa será feita em parceria com as prefeituras de São Paulo, Embu Guaçu, Embu das Artes e Itapecerica da Serra.

A obra busca proporcionar uma melhora na saúde e qualidade de vida de 361 mil pessoas diretamente beneficiadas. Eles devem ter também benefícios para preservação do meio ambiente da bacia e da represa responsáveis pelo abastecimento de cerca de 4,8 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo.

Os trabalhos envolvem a implantação de cerca de 6 mil ligações de esgoto, estações elevatórias, redes e coletores. Os serviços serão entregues em etapas a partir de 2022 até 2025. 

Publicidade

Em São Paulo serão construídos o coletor-tronco Guavirituba e a linha de recalque Tamanca para encaminhamento dos esgotos da região da margem esquerda do Guarapiranga para uma estação elevatória de esgoto. Além disso, a Sabesp vai implantar outras seis novas estações e revitalizar outra já existente na bacia. Com isso, os bairros Jardim Almeida, São Francisco, Jardim Papai Noel, São Norberto, Jardim Colônia Paulista, Santa Fé, Jardim Santa Terezinha e Jardim Silveira serão diretamente beneficiados.

Para Embu Guaçu e Itapecerica da Serra, está prevista a implantação de uma estação elevatória e de um coletor-tronco com 1 km de extensão. As obras vão encaminhar o esgoto de diferentes bairros (dentre eles Jardim Jacira, Vale da União, Mombaça e Santa Júlia) para a Estação de Tratamento de Esgoto Barueri.

Publicidade

Também em Itapecerica da Serra, serão realizadas obras complementares de coleta de esgoto em áreas de proteção ambiental do Parque Horizonte Azul I e II. Outra ação importante no município será a implantação da primeira etapa do sistema que vai beneficiar os bairros Parque Paraíso, Jardim São Pedro, Recreio Primavera e Jardim Itapecerica com 3,5 mil ligações de esgoto e 43,1 km de rede coletora e coletor-tronco. As ações vão gerar ainda mais de mil empregos diretos e indiretos.

Em Embu das Artes, a implantação de sistema de esgoto vai beneficiar os bairros Isis Cristina, Jardim Magali, Santa Rita e Vista Alegre. O cronograma prevê duas estações elevatórias; 2,4 mil ligações de esgoto; e 14,4 km de redes coletoras e coletores-tronco, com geração de 1,9 mil empregos diretos e indiretos.

Além dos recursos próprios da Sabesp, a iniciativa vai receber recursos do Banco Mundial e do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.