Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP aumenta raio de atendimento para transporte escolar gratuito

Com redução de 2 para 1,5 km de distância entre casa e escola, haverá acréscimo de 75% de alunos da rede beneficiados em 2023

São Paulo|Do R7

Prefeitura de SP aumenta raio de atendimento para transporte escolar gratuito
Prefeitura de SP aumenta raio de atendimento para transporte escolar gratuito Prefeitura de SP aumenta raio de atendimento para transporte escolar gratuito

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o secretário de Educação, Fernando Padula, assinaram nesta segunda-feira (9) o decreto que aumenta o raio de distância entre a casa dos estudantes e as escolas para serem atendidos pelo TEG (Transporte Escolar Municipal Gratuito) a partir do ano letivo de 2023. O investimento será de R$ 4,9 milhões por mês.

Com a mudança, os alunos que moram a partir de um quilômetro e meio da escola em que estão matriculados, passarão a ter direito ao transporte. Hoje a legislação prevê que sejam atendidos os alunos que moram há mais de dois quilômetros de distância.

Ao ampliar o raio de atendimento em 500 metros, a prefeitura informou que vai passar a atender, a partir do ano que vem, mais 22 mil estudantes, um aumento de 75%. Hoje são 29 mil beneficiados.

Leia também

De acordo com a Secretaria de Educação, no total, mais de 81 mil estudantes de 0 a 12 anos têm direito ao TEG, incluindo alunos com deficiência ou com doenças crônicas em que há indicação médica de necessidade de transporte para ir e voltar da escola ou a presença de barreiras físicas no meio do trajeto.

Publicidade

O transporte vale tanto para as aulas regulares quanto para atividades no contraturno.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, “a distância não pode ser impeditivo de acesso e permanência. Nosso trabalho é de garantir de todas as formas que essa criança vá para a escola e aprenda.”

Publicidade

A distância entre a casa e a escola do aluno é calculada automaticamente pelo sistema EOL (Escola Online). Quando os estudantes fizerem a rematrícula ou matrícula na rede municipal e estiverem dentro da regra do programa, serão acionados pela escola. 

Credenciamento de veículos

Para atender a demanda, a prefeitura afirmou que vai abrir o credenciamento de novos veículos. A expectativa é contratar cerca de 1.000 veículos para fazer o transporte. Hoje são 2.975 carros cadastrados no programa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.