Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: frente fria vai derrubar temperatura ao longo da semana

Massa de ar polar baixará mínimas em diversas regiões do país. Na quarta-feira, a capital paulista poderá registrar 6°C

São Paulo|Do R7

Nova frente fria deve derrubar temperatura em todo o Brasil nos próximos dias
Nova frente fria deve derrubar temperatura em todo o Brasil nos próximos dias Nova frente fria deve derrubar temperatura em todo o Brasil nos próximos dias

Uma nova frente fria chega na cidade de São Paulo a partir deste domingo (15), com previsão de máxima que não deve ultrapassar os 21°C, enquanto a mínima fica em torno de 16°C. O clima gelado atinge, não somente a capital, mas todo o estado, além de outras regiões brasileiras que devem, inclusive, ter neve.

Neste domingo, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o tempo segue nublado e com previsão de chuva forte, com raios e rajadas de vento, favorecendo a ocorrência de alagamentos e quedas de árvores na capital paulista.

Leia também

No mês de maio, em geral, os cidadãos devem sentir fortemente a massa de ar polar, principalmente entre os dias 19 e 22, com possibilidade de recordes de temperatura baixa, com mínimas chegando a 6°C na quarta-feira (18), de acordo com o Climatempo. 

No interior, temperaturas abaixo ou em torno de 5°C são previstas durante as madrugadas. As cidades de Pedregulho e Garça, no norte do estado, devem ter mínimas em torno de 5°C, por exemplo. Em Garça, alguns modelos meteorológicos indicam cerca de 4°C para a quinta-feira (19).

Publicidade

No litoral, o pico do frio deve ser entre os dias 19 e 20 também. As mínimas podem ficar em torno de 11 a 13°C na Baixada Santista e litoral norte, além do litoral sul que deve ficar com temperaturas mínimas em torno de 10°C a 12°C.

Forte influência da massa polar em outros estados brasileiros

A intensa onda de ar frio ocasionada pela massa polar atinge, não só São Paulo, mas também outros estados brasileiros com possibilidade de neve, principalmente na região sul do país.

Publicidade

Ainda segundo o Climatempo, a queda de temperatura expressiva que começou na sexta (13) nas serras gaúcha e catarinense, pode se estender para os próximos dias e provocar geada.

Essa frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que vai ficar parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que será a responsável por derrubar as temperaturas de forma bastante expressiva. O frio mais intenso está previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19.

Publicidade

Possibilidade de neve

Os ventos frios da massa de ar polar já se espalham sobre o Brasil e, além disso, o ciclone no oceano ajuda a levar um pouco de umidade para o continente. A junção da umidade com o ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, segundo o Climatempo.

Previsão de temperatura para a semana na capital paulista

- Segunda-feira (16): máxima de 21°C e mínima de 15°C;

- Terça-feira (17): máxima de 18°C e mínima de 10°C;

- Quarta-feira (18): máxima de 15°C e mínima de 6°C;

- Quinta-feira (19): máxima de 18°C e mínima de 7°C;

- Sexta-feira (20): máxima de 17°C e mínima de 12°C.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.