Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: Metrô vira ponto de acolhimento às vítimas de violência doméstica

Mulheres e homens podem ir a qualquer uma das 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e comunicar os casos de violência

São Paulo|Do R7

Só em 2019, foram 266.310 registros de violência doméstica no país
Só em 2019, foram 266.310 registros de violência doméstica no país Só em 2019, foram 266.310 registros de violência doméstica no país

O Metrô de São Paulo começa sua participação na campanha "Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica", nesta quarta-feira (25), Dia Internacional da Luta Contra à Violência à Mulher. O início da ação acontece na estação Santa Cecília da linha 3-vermelha a partir das 10h. 

Leia também: Violência contra mulher cresce 64% em SP em 3 anos, diz pesquisa

Com a participação da companhia, as vítimas podem ir a qualquer uma das 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata e comunicar os casos de violência, ou até mesmo mostrar discretamente a um funcionário um "X" desenhado em vermelho na mão, como forma de denúncia discreta.

Toda a rede de atendimento está disponibilizada para acolher as vítimas e encaminhá-las para fazer denúncias.

Publicidade

Em uma próxima etapa, será disponibilizado um Posto Avançado de Atendimento à Mulher, na estação Santa Cecília. O objetivo é iniciar o funcionamento do posto em dezembro.

Leia também: Feminicídios crescem e registros de violência doméstica caem em 2020

Publicidade

Ao todo, são 1.200 agentes de segurança do Metrô que estão capacitados para esse atendimento, além de parceria com as delegacias especializadas para o encaminhamento das vítimas, facilitando também o registro das denúncias.

Os agentes de estação, operadores de trem e demais funcionários da operação também estarão devidamente instruídos para auxiliar nesses casos e acionar os seguranças para atender às vítimas.

Publicidade

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 266.310 registros de violência doméstica, além de 1.326 casos de feminicídio em todo país, no ano de 2019.

Com esses números, o Metrô se juntou a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para aumentar a luta contra essa violência e auxiliar no processo de acolhimento, estimulando também a denúncia.

A atuação do Metrô vai além do acolhimento e abrange também as campanhas de conscientização. Cartazes espalhados pelas estações e vídeos nos monitores dos trens, por onde mais de 3,5 milhões de pessoas já chegaram a passar em um dia, serão outras formas de auxiliar no combate à esse tipo de violência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.