SP registra ‘chuva’ de fuligem; saiba o que é o fenômeno
A quantidade de fumaça sobre o estado poderá aumentar no fim de semana, em razão do deslocamento de frente fria
São Paulo|Do Estadão Conteúdo

Diante da incidência de queimadas que atingem o estado de São Paulo, a capital presenciou na quarta-feira (11) ‘chuva’ de fuligem na zona oeste, na divisa com Osasco, região metropolitana. Embora seja conhecida como ‘chuva’ de fuligem, o termo correto é queda, pois diferentemente da chuva que é água líquida, são floquinhos de fuligem que caem do céu.
Segundo a empresa Climatempo, a condição climática tende a ser observada com frequência pelo interior paulista, onde a quantidade de focos de fogo e de fumaça é muito maior do que na Grande São Paulo.
A quantidade de fumaça sobre o estado poderá aumentar no fim de semana, em razão do deslocamento de uma frente fria. Além do aumento da fumaça, poderão ser vistos redemoinhos de fumaça e de poeira.
”Os ventos tendem a ser de moderados a fortes na sexta-feira (13) e, principalmente, no sábado (14), e numa direção que vai favorecer o transporte de mais fumaça sobre o estado”, projeta a Climatempo.
Conforme a previsão, esta frente fria deve passar sobre estado de São Paulo entre o domingo (15), e a segunda-feira (16), e tem potencial para provocar chuva forte no litoral, na Grande São Paulo e em várias áreas pelo interior paulista.
Na capital paulista, onde as temperaturas permanecem elevadas e a umidade do ar segue baixa em torno dos 20%, a passagem da frente fria vai trazer um pouco de alívio. O volume de chuva esperado, porém, deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos de forma intermitente durante a trajetória do sistema, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
Até sábado, a temperatura máxima deve ficar acima dos 30ºC. Entre domingo e terça-feira (17), os termômetros devem ficar em torno de 20ºC. Desta forma, o declínio das temperaturas não será duradouro, devendo voltar a esquentar ainda no decorrer da próxima semana.
Na quarta-feira (18), de acordo com a empresa Meteoblue, a variação deve ser de 15ºC e 27ºC. Na quinta-feira (19), a temperatura deve voltar a ficar acima dos 30ºC.
”Os benefícios desta frente fria serão sentidos por pouco tempo. O calor, a fumaça e o ar seco voltam antes do fim da próxima semana e o inverno vai terminar quente”, prevê a Climatempo. A primavera começará em 22 de setembro.
Redemoinho de fumaça
No interior paulista, o calor intenso e as queimadas criaram na quarta-feira condições para a formação de um enorme redemoinho de fumaça na região de Mococa.”O fenômeno foi observado em uma propriedade que é usada para produção de queijo. O fogo atingiu todo o pasto onde ficavam os animais, mas foram eles retirados minutos antes”, disse a Climatempo.