Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP tem eventos e esquema especial para comemorar bicentenário da Independência; veja programação

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro será realizado na pista central da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, das 8h às 12h30

São Paulo|Do R7

Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga Museu do Ipiranga

A cidade de São Paulo programou mais de 50 atividades em 200 pontos da capital para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil. Além da reinauguração do museu do Ipiranga após nove anos de reformas e do desfile cívico-militar, outro destaque é a remontagem histórica do grito de Dom Pedro, nesta quarta-feira (7), no parque da Independência, no Ipiranga.

“Comemorar o bicentenário da Independência é celebrar 200 anos da conquista da nossa liberdade, direito fundamental e inalienável de qualquer nação e de todos os seres humanos. São Paulo foi o palco da declaração de independência, que ocorreu às margens do córrego do Ipiranga, e é fundamental que todas as vozes estejam representadas nas atividades", destacou o prefeito Ricardo Nunes (MDB). 

O desfile cívico-militar de 7 de Setembro será realizado na pista central da avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, das 8h às 12h30, com a presença de autoridades e entidades da sociedade civil. Cerca de 10 mil pessoas entre civis e militares devem desfilar.

Leia também

O evento, que terá desfile aéreo com 21 aeronaves, é realizado em parceria com o Governo, Marinha, Exército, e a FAB (Força Aérea Brasileira).

Publicidade

“Uma comemoração plural, descentralizada e grandiosa, que representa as múltiplas vivências que construíram a história do nosso país. Colocamos as diversas narrativas brasileiras como protagonistas”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Aline Torres. 

Desfile cívico-militar

Confira a programação do desfile que deve ocupar toda a avenida Dom Pedro I:

Publicidade

7h30 às 8h30 - Banda Sinfônica do Exército Brasileiro

8h- Hasteamento do Pavilhão Nacional às margens do riacho do Ipiranga com a presença dos Dragões da Independência

Publicidade

8h15 - Revista da tropa pelo governador do Estado

8h20 - Chegada do prefeito da Cidade ao palanque

8h30 - Chegada do governador do Estado ao palanque

8h30 - Salva de Gala

8h40 - Hino da Independência

8h45 a 9h45 - Desfile Cívico

8h45 a 12h30 - Desfile Militar

12h30 - Salto de paraquedistas do Exército Brasileiro

A SPTrans e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prepararam um esquema especial de trânsito e transporte público por causa das interdições na região do museu do Ipiranga.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o esquema começou às 22h de terça-feira (6) e vai até as 14h desta quarta. Os bloqueios afetam a praça do Monumento, avenida Dom Pedro I, ruas Leais Paulistanos, Tabor e Bom Pastor, além da avenida Tereza Cristina, rua Agostinho Gomes e Cipriano Barata.

A recomendação é evitar a área nas imediações dos eventos, respeitar a sinalização e a orientação dos técnicos da CET para não atrapalhar a fluidez do trânsito.

Os passageiros devem ficar atentos porque a SPTrans também alterou, desde 22h de terça até as 14h de quarta, o itinerário de 27 linhas de ônibus que atendem a região do parque da Independência e a avenida Dom Pedro. Três delas são noturnas. 

Encenação do grito e outras atividades

A céu aberto, no parque da Independência, acontece a encenação do Grito de Dom Pedro com um percurso social e cultural que pretende reviver o momento histórico ocorrido em 7 de setembro de 1822.

O público também pode participar de atividades artísticas, como música, teatro, cinema, artes visuais, literatura, dança e debates. As programações ocupam pontos da cidade relacionados à ocasião, como a praça do Patriarca, que recebe a escultura de José Bonifácio, patrono da independência.

Outras ações especiais acontecem em pontos culturais da cidade como o Theatro Municipal, Solar da Marquesa, Casa do Grito, Casa de Cultura Chico Science e Vila Itororó, que completa 100 anos em 2022.

No parque da Independência, estão previstas intervenções artísticas para permanecer além dos eventos comemorativos, como exposições, iluminação especial e áudios-guia. A Spcine participa da programação com uma curadoria especial de filmes.

“O projeto Vozes da Independência foi elaborado com o objetivo de convidar o público a refletir sobre a data e os seus significados sociais, culturais e econômicos”, destacou o curador e produtor executivo Higor Advenssude. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.