SP tem novo recorde de calor, mas temperatura deve cair nesta sexta
Pelo quarto dia consecutivo, São Paulo teve o recorde de calor no inverno. Frente fria pode baixar temperaturas para até 22°C em alguns pontos
São Paulo|Gabriel Croquer, do R7*

Depois de uma semana marcada por muito calor e baixa umidade do ar, o pico de calor do inverno paulistano desde 2015 foi batido mais uma vez nesta quinta-feira (12). Porém, com a chegada de uma frente fria, o calor deve diminuir no Estado de São Paulo nesta sexta-feira (13), com temperaturas de até 22°C em alguns pontos da capital, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia).
Leia mais: São Paulo tem umidade abaixo de 20% e recorde de calor no inverno
Os 34,5°C registrados nesta tarde na capital paulista tornaram esta quinta o segundo dia mais quente do ano (temperatura esteve em 35,9°C no dia 2 de fevereiro de 2019). Em Barretos, foi registrada a maior temperatura do Estado: 40,5°C.
Ainda de acordo com o INMET, a temperatura máxima de 35,4°C da capital é a segunda maior de setembro da história da cidade. As medições começaram em 1943 e, nestes 77 anos, apenas no dia 19 de setembro de 2015 fez uma temperatura maior que a de hoje: 35,5°C.
A região Sudeste passava por um bloqueio atmosférico, que impedia a chegada de massas de ar frias. O forte calor levou a Defesa Civil a emitir alerta para forte onda de calor que chegaria na cidade na última quarta-feira e nesta quinta. Além das temperaturas, os baixos índices de umidade do ar colocaram a capital em estado de atenção.
Mudança de temperatura

A nova mudança de temperatura faz parte do período de transição entre o inverno e o verão, potencializado pelo fenômeno climático El Ninõ.
A frente fria deve causar chuvas no litoral do Estado. Na capital, a queda de temperatura e aumento das nuvens serãos as consequências da chegada de novas massas de ar, que serão desviadas para o Oceano Atlântico.
A meteorologista Maria Clara Sassaki garantiu que no fim de semana o calor deve voltar, de forma mais amena. "A sensação de frio será sentida só amanhã. Quem descer para o litoral do estado tem que prestar atenção na ventania e nos nevoeiros pelas áreas de serra", afirmou Maria.
Ela disse que a partir da próxima semana o clima quente ( com a baixa umidade do ar), deve voltar na cidade de São Paulo, depois da passagem desta frente fria.
Com o verão em pleno inverno, os paulistanos adotaram diversas táticas para driblar o calor. A capital paulista registrou nesta quarta-feira 34,5ºC, a maior temperatura do inverno desde 2015, e tem previsão de chegar a 35ºC nesta quinta-feira. O presid...
Com o verão em pleno inverno, os paulistanos adotaram diversas táticas para driblar o calor. A capital paulista registrou nesta quarta-feira 34,5ºC, a maior temperatura do inverno desde 2015, e tem previsão de chegar a 35ºC nesta quinta-feira. O presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, José Francisco Kerr Saraiva, afirma que temperaturas altas no inverno podem representar riscos sérios para a saúde. Veja nas fotos a seguir o que o paulistano tem feito para enfrentar a alta temperatura
*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas






















