Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP vacina adultos e crianças contra a Covid-19 nesta segunda

Público entre 5 e 11 anos recebe a primeira dose. Imunizantes da Pfizer ou CoronaVac são os únicos autorizados para a faixa etária

São Paulo|Do R7

Imunizante CoronaVac foi autorizado para uso pediátrico pela Anvisa
Imunizante CoronaVac foi autorizado para uso pediátrico pela Anvisa Imunizante CoronaVac foi autorizado para uso pediátrico pela Anvisa

A cidade de São Paulo continua a campanha de vacinação contra a Covid-19 e vai vacinar todos os públicos nesta segunda-feira (24). Além da dose de reforço, primeiras e segundas doses estarão disponíveis em drive-thrus, megapostos, UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) Integradas.

Crianças de 5 a 11 anos poderão ser vacinadas com doses da Pfizer ou da CoronaVac, a depender da idade, deficiências e imunossupressão dos pequenos. Crianças de 6 a 11 anos com ou sem comorbidades receberão a CoronaVac. As que têm 5 anos e aquelas com imunossupressão serão vacinadas com a Pfizer pediátrica.

Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exame que comprovem a condição dos pequenos. Nesse público, o esquema vacinal prevê duas doses.

Vale ressaltar que as 80 AMAs integradas e as 128 UBSs da capital também continuam atendendo pessoas com síndrome gripal nesta segunda. As unidades podem ser consultadas no site Vacina Sampa.

Publicidade

Leia também

Até quarta-feira (19), as crianças só podiam receber a Pfizer, mas na quinta-feira (20) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também liberou o uso da CoronaVac para pessoas menores de 18 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, será necessária a autorização dos pais para a imunização desse público ou a presença de um deles no momento da aplicação. No caso da presença de um dos responsáveis no ato da imunização, haverá dispensa do termo por escrito.

Publicidade

Segundo a Anvisa, por precaução, a dose para crianças não deve ser administrada ao mesmo tempo que outras vacinas do calendário infantil. A agência recomenda um intervalo de 15 dias para a aplicação de outro imunizante.

A capital paulista também aplica a terceira dose em adultos que completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. E os vacinados com a Janssen recebem uma dose adicional.

Publicidade

O reforço nesse público é dado com intervalo mínimo de dois meses. Na falta do imunizante da Janssen, a pessoa pode receber a dose adicional da Pfizer. A cidade mantém a imunização com a primeira e a segunda doses para os maiores de 18 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos.

Postos de vacinação

As vacinas são oferecidas das 8h às 17h nos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras e das 7h às 19h em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e AMAs/UBSs Integradas.

Filômetro e pré-cadastro

O site De Olho na Fila ajuda a evitar aglomerações ao exibir a movimentação de pessoas nas unidades. A ferramenta também informa quais vacinas estão disponíveis para a aplicação da segunda dose.

Além disso, fazer o preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já agiliza o tempo de atendimento no posto de vacinação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.