Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP vai monitorar agressor que tentar se aproximar de mulher

SAP deve contratar 10 mil equipamentos que possibilitarão o monitoramento de até 5 mil casos de mulheres 

São Paulo|Do R7

Governo de SP investe em sistema para monitorar agressor contra mulher
Governo de SP investe em sistema para monitorar agressor contra mulher Governo de SP investe em sistema para monitorar agressor contra mulher

O governador João Doria determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária contrate um sistema de monitoramento eletrônico para que mulheres beneficiadas com medida protetiva sejam avisadas quando o agressor estiver por perto. A ação faz parte de uma série de medidas do do governo do estado para fortalecimento na rede de proteção à mulher.

Leia também

Doria determinou que a SAP contrate 10 mil equipamentos eletrônicos, que possibilitarão o monitoramento simultâneo de até 5 mil casos de mulheres que sofreram abusos e agressões. A pasta prepara o edital para publicação ainda em janeiro e a previsão inicial é de um investimento de R$ 67 milhões por 30 meses de serviços.

De acordo com o governo, o sistema funciona com um dos equipamentos fixado no autor e o outro é disponibilizado para vítima (que poderá carregá-lo como quiser, no bolso, na bolsa, na mão, etc). Caso o autor ultrapasse o distanciamento definido pela Justiça, o equipamento da vítima é acionado, informando que o autor se aproximou.

A ação garantirá, segundo o governo, que as mulheres tenham chance de se proteger e acionar a Polícia em casos de descumprimento das medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário. A expectativa é de que os equipamentos também possam inibir possíveis ações dos agressores.

Em março de 2019, Doria havia lançado o aplicativo SOS Mulher. A ferramenta é disponibilizada exclusivamente a mulheres com medidas protetivas concedidas pelo Tribunal da Justiça de São Paulo (TJSP), para que possam pedir socorro quando estiverem em situação de risco. O aplicativo, desenvolvido pela Polícia Militar, permite que as vítimas peçam ajuda. Sempre que ocorre um chamado, uma viatura é deslocada até o local da ocorrência.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.