São Paulo Tarcísio afirma que ViaMobilidade deve assumir obras da Linha 17-Ouro 

Tarcísio afirma que ViaMobilidade deve assumir obras da Linha 17-Ouro 

Segundo o governador, a rescisão do contrato com Consórcio Monotrilho Ouro vai publicada no Diário Oficial nesta terça

  • São Paulo | Do R7

Obras do monotrilho estão parasalidas

Obras do monotrilho estão parasalidas

Reprodução/Governo de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a rescisão do contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro, responsável pelas obras da linha 17-Ouro, vai publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (23). A declaração foi feita durante visita ao Instituto de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O governo estadual também informou que vai multar o consórcio em mais de R$ 118 milhões, além de suspender sua participação para novos contratos públicos pelo prazo de dois anos.

Entre as três opções para substituir o atual consórcio e finalizar as obras, a concessionária ViaMobilidade tem a preferência do governador. A empresa será responsável pela operação e pela manutenção da linha 17-Ouro. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

“A obra parada mostra que a empresa não tem mais oxigênio financeiro justamente em uma fase em que ela precisa de muito oxigênio financeiro. É a fase de conclusão dos terminais", explica Tarcísio. As opções do governo estadual são:

• contratar o próximo colocado da licitação já realizada; 

• realizar uma nova licitação;

• pactuar que as obras pendentes sejam executadas pela futura operadora da Linha 17-Ouro.

O governador também afirma que a escolha pela ViaMobilidade vai encurtar o cronograma de obras do monotrilho. "Se isso der certo, a gente tem tudo para no final de 2025 ou no início de 2026 estar com a linha 17-Ouro operando."

Com uma extensão de 17,7 quilômetros e 18 estações, o monotrilho ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Jabaquara, da linha 1-Azul, e à Estação São Paulo-Morumbi, da linha 4-Amarela.

Últimas