Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Tarcísio autoriza estudo para transferir sede do Governo de SP para o centro da capital

A Fipe foi contratada para coordenar a avaliação técnica que vai determinar a viabilidade da transferência até o fim de 2023  

São Paulo|Do R7

Tarcísio assina contrato para mudança da sede administrativa para o centro da capital
Tarcísio assina contrato para mudança da sede administrativa para o centro da capital

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou, nesta quinta-feira (1°), a contratação do estudo, coordenado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para avaliar a possibilidade de transferência da sede do governo do Morumbi, área nobre da zona oeste da capital, para Campos Elíseos, no centro.

Um dos objetivos da gestão estadual é revitalizar a região central da capital, conhecida pela multiplicação da Cracolândia, pelos prédios abandonados e pela insegurança, além de promover a aproximação dos serviços públicos aos cidadãos.

De acordo com Tarcísio, "a administração pública estadual está espalhada por 56 edifícios e ocupa 807 mil m² de área, quando a nossa necessidade é de 300 mil m². Há ineficiência de ocupação de espaço e em termos de recursos. Vamos, com o apoio da Fipe, desenvolver o projeto e pensar a questão urbanística e arquitetônica para ter uma esplanada em Campos Elíseos com sustentabilidade, acessibilidade e que seja icônica e funcional". 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp


Compartilhe esta notícia no Telegram

O acordo com a Fipe tem o valor total de R$ 15,5 milhões e prazo de 30 meses para a estruturação técnica completa do projeto. Entretanto, a instituição deve apontar se é possível, de fato, realizar a transferência da sede do governo em até seis meses. Caso o estudo revele que a modelagem não trará os benefícios esperados pelo Estado, a Fipe receberá R$ 4 milhões pelo levantamento realizado.

A instalação de um complexo administrativo do Estado em Campos Elíseos é um dos projetos qualificados no PPI-SP (Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.