Tecnologia vira alternativa para facilitar rotina de paulistanos
Tendência é que cada vez mais pessoas acessem informações por plataformas móveis
São Paulo|Do R7*

Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo tem um cotidiano agitado e um grande fluxo de veículos circulando por suas vias. Para ajudar os mais de 11,4 milhões de habitantes a lidar com essa variedade de informações, a tecnologia aparece como uma importante ferramenta.
Os aplicativos desenvolvidos para smartphones se destacam nessa área, como aponta o presidente da presidente da Prodam (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo), Márcio de Andrade Bellisomi.
— Cada vez mais as pessoas vão parar de acessar informação via desktop, computador de mesa, e fazer isso via tablete ou smartphone. Já há dados específicos, pesquisas que mostram isso.
O professor de Ciências da Computação da Universidade Cruzeiro do Sul, Manuel Ledon, também vê os aplicativos como uma tendência.
— Muitos usuários de computador estão migrando para o mobile phone, tablets ou netbooks. Está acontecendo uma reviravolta. Existem aplicativos para acompanhar a vida do cidadão, por exemplo, tem aplicativos para saber o clima, o tempo, solicitar táxi, tem o da Infraero para consultar os horários dos voos e vários.
Leia mais notícia de São Paulo
Para fomentar ainda mais o mercado, a Prefeitura de São Paulo liberou, na semana passada, dados para hackers desenvolverem aplicativos para melhoria do transporte público. Os projetos foram apresentados na "São Paulo Aberta", um evento para discurtir a gestão do município e abrir espaço para a população. Os melhores receberam prêmios em dinheiro, que poderam chegar a R$ 8.000. A ação teve como objetivo incentivar programadores, pesquisadores e profissionais interessados em desenvolver softwares e aplicativos digitais. O presidente da Prodam aponta os principais impactos que essa decisão pode ter na vida dos paulistanos.
— O mais importante é a possibilidade extremamente nova desses aplicativos serem desenvolvidos pela sociedade civil, por pessoas de fora dos eixos públicos. Você abre um leque de possibilidades de aparecer coisas que ninguém dentro de uma prefeitura tem imaginado ainda, isso que é uma grande riqueza. A ideia é que a gente disponibilize informações pra que os interessados desenvolvam pequenas aplicações.
Seja a que cabe no bolso ou mesmo aquela que necessita de enormes investimentos, a tecnologia se torna cada vez mais uma forma de tornar a cidade mais dinâmica, racional, eficiente, moderna e desenvolvimentista, mas também fazer a vida dos paulistanos mais fácil. É o que aponta o professor de Ciências da Computação, Manoel Ledon.
— O cidadão precisa saber do clima, mas também acessar o banco, acessar o roteiro do ônibus, solicitar um site, saber as informações do aeroporto. Então é uma tendência que vai melhorar a vida e vai fazer com a vida do cidadão seja de um outro jeito diferente.
*Colaborou Thiago Pássaro, estagiário do R7













