Temporal deixa toda a capital paulista em estado de atenção
Condição vale para todas as regiões e também para as marginais Tietê e Pinheiros. Na Vila Mariana, houve queda de granizo
São Paulo|Do R7

A forte chuva que atinge a capital paulista nesta quinta-feira (3) deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos a partir das 16h20. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), essa condição vale para todas as regiões e também para as marginais Tietê e Pinheiros.
A tempestade ganha força em razão de áreas de instabilidade formadas pelo calor e da chegada da brisa marítima. Imagens do radar meteorológico do CGE, da Prefeitura de São Paulo, mostram precipitação com lento deslocamento na zona sudeste e na zona leste. Há potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos. As próximas horas seguem com chuvas isoladas de até forte intensidade, atuando de forma lenta em outros bairros da cidade.
Leia também
Houve registro de queda de granizo na Vila Mariana, zona sul.
Algumas medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
• evite transitar em ruas alagadas;
• se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
• fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
• mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
• planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas; e
• em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por meio do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Próximos dias
A frente fria se propaga pelo oceano próximo ao litoral paulista e não chega a mudar o tempo, mas ajuda a organizar as áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo. Dessa forma, devem persistir as condições típicas de verão, ou seja, sol e calor com pancadas de chuva no fim das tardes.