Temporal provoca queda de granizo e alagamentos em São Paulo
Butantã entrou em estado de alerta após o córrego Pirajuçara transbordar. Chuva deve dar trégua nesta quarta (9) e quinta-feira (10), segundo o CGE
São Paulo|Do R7

O temporal que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (8) provocou queda de granizo, deixou uma região em estado de alerta após o transbordamento de um córrego e afetou o fornecimento de energia.
A chuva começou por volta de 14h e a situação se normalizou às 16h, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).
Leia também: Cratera se forma após rompimento de adutora em Santo Amaro
Leia também
As zonas leste, sudeste, oeste e sul da cidade e as regiões central e das marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção às 14h09. A zona norte foi incluída às 15h03.
Às 15h30, a região da subprefeitura do Butantã, na zona oeste, entrou em estado de alerta por conta do transboramento do córrego Pirajuçara, na rua Moncorvo Filho. A situação se normalizou também às 16h.
Segundo o CGE, choveu 17,3mm no centro, 16,5mm na zona oeste, 9,6 mm na zona norte, 9 mm na zona leste e 2,9 mm na zona sul.
Árvore cai sobre dois carros na Avenida Silvio Portugal, no Pacaembu, zona oeste de São Paulo
Árvore cai sobre dois carros na Avenida Silvio Portugal, no Pacaembu, zona oeste de São Paulo
Granizo e ventos
Chegou a chover granizo no Butantã, em Pinheiros, em Perdizes e na Barra Funda, na zona oeste, e na Vila Mariana, na zona sudoeste, e na Consolação e na Bela Vista, no centro. As rajadas de vento chegaram a 64,8 km/h na região do Campo de Marte, na zona norte, às 15h.
Veja também: Cidades do interior de SP voltam a fechar praças e proibir bebidas
Houve falta de energia em diversas regiões. Na zona oeste, os bairros de Pinheiros, Jaguaré e Sumáre, na zona oeste, foram afetados. Às 15h44 faltava luz no Jaguaré.
A distribuidora de energia Enel informou que a chuva provocou quedas de árvores e galhos na rede elétrica e interrompeu o fornecimento principalmente nas zonas norte, oeste e centro da capital.
Veja também: Polícia faz megaoperação contra 'golpe do motoboy' em idosos
Os municípios de Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra, na região metropolitana, também foram afetados. "A distribuidora está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível", afirmka a empresa, em nota.
Quedas de árvore
Às 16h45, os bombeiros já haviam registrado 105 chamados de queda de árvore nas regiões da Mooca, na zona leste, Pinheiros, Lapa e Barra Funda na zona oeste, Limão, na zona norte, e na Consolação, região central da capital.
Alagamentos
Às 16h50, o CGE registrava 11 pontos de alagamento na cidade. Dois deles estão na zona oeste: na rua Jeroquara, altura da rua Faustolo, e na avenida Pompeia, na altura da rua Palestra Itália. Na zona leste, a rua José de Alencar está intransitável na altura da avenida Celso Garcia e na zona norte, a avenida Antonio Munhos Bonilha, na altura da avenida Nossa Senhora do Ó.
Falha na CPTM
A Linha 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) opera parcialmente e com velocidade reduzida após um galho atingir a rede aérea próxima à Estação Lapa, desde as 15h. Às 17h, o intervalo entre os trens era de cerca de 15 minutos e, entre as estações Domingos de Moraes e Barra Funda, eles não estão circulando.
O Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) chegou a ser acionado para atender os usuários. À noite, os trens voltaram a circular normalmente.
Todas as linhas do Metrô operam normalmente.
Previsão
Não há previsão de chuvas para quarta-feira (9). As áreas de instabilidade se afastam da região metropolitana e o sol aparece entre muitas nuvens ao amanhecer. A mínima deve ficar em torno dos 19°C e a máxima, dos 26°C. A umidade do ar deve oscilar entre 55% e 95%.
Leia também: PF faz operação contra grupo que fraudava cartões da Caixa
Na quinta-feira (10) também não deve chover. A madrugada será de céu nublado e termômetros em torno dos 18°C. O amanhecer será com sol e a tarde será de poucas nuvens. A previsão é de máxima de 26°C. A umidade do ar fica acima dos 42%.









