Terceiro distrito com mais mortes, Capela do Socorro recebe leitos
Segundo a prefeitura, serão 70 leitos para atendimento de baixa e média complexidade de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta terça-feira (12), uma unidade de tratamento para o covid-19 na região da Capela do Socorro, na zona sul da capital. O prefeito Bruno Covas e o secretário de Saúde, Edson Aparecido, visitaram a nova unidade nesta manhã.
Leia mais: Ocupação de UTIs determinará lockdown em SP, diz governo
"No início do ano, tínhamos 507 leitos de UTI nos nossos 19 hospitais. Ampliamos em 790 leitos de UTI e vamos chegar a uma ampliação total de 1.500. A gente espera com essa parceria com o setor privado ainda acrescentar mais 800 leitos de UTI. Tudo isso para evitar termos que escolher quem será ou não será tratado”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
O secretário de Saúde, Edson Aparecido, explicou como funcionará o fluxo de atendimento na unidade. "Os pacientes que passarem por leitos de UTI no Hospital de Parelheiros vem para cá no período de recuperação. E aqueles que se agravarem nesta unidade da Capela do Socorro, vão para UTI em Parelheiros”, disse.
Leia também: Doria anuncia amanhã posição de SP sobre decreto de Bolsonaro
O equipamento é anexo ao Hospital Dia e foi adaptado ao atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Ao todo, serão 70 novos leitos, sendo cinco de estabilização, com equipamentos de UTI, e 65 leitos de enfermaria para pacientes com baixa complexidade.
Na primeira etapa a prefeitura prevê que sejam entregues os primeiros 25 leitos, sendo 20 de enfermaria e cinco de estabilização. No dia 18 de maio estão previstos 17 leitos de enfermaria e dia 31, os últimos 28 leitos.
Leia também: Profissionais de enfermagem são homenageados pelo Metrô
Segundo o secretário Edson Aparecido, a Capela do Socorro é o terceiro distrito com o maior número de óbitos na cidade, ficando atrás da Brasilândia e de Sapopemba. "Vamos receber pacientes que já passaram pelo leito de UTI em Parelheiros e que vão precisar de mais oito dias para se recuperarem”, afirmou.
Leia também
A nova unidade de internação ocupa, segundo a administração municipal, uma área de 1.600 metros quadrados e foi adaptada para internação de pacientes de baixa complexidade. Os quartos são equipados com leitos hospitalares, banheiros acessíveis e gases hospitalares e serão climatizados. A unidade terá um tomógrafo, raio-x e exames bioquímicos.
O hospital será referência para a região da Capela do Socorro e Parelheiros, que possuem mais de 782 mil habitantes. Segundo a prefeitura, a unidade funcionará de segunda a domingo, 24 horas por dia, e terá mais de 140 funcionários para atender a população.