Trilhos voltam a Guarulhos 53 anos depois do 'Trem das Onze'
Com 14 anos de atraso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou trem que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional
São Paulo|Plínio Aguiar, do R7
A cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, voltou a ter trem neste sábado (31), cinco décadas depois de o Tramway Cantareira ser desativado, em 1965. A estação Aeroporto-Guarulhos, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi inaugurada hoje e faz parte da linha 13-Jade da companhia. "É algo que Guarulhos esperava há muito tempo", disse o prefeito da cidade, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSB).
Inaugurada em 1894, a Tramway da Cantareira foi uma ferrovia urbana de trens de carga que operava na capital paulista, entre os bairros do Pari (região central) e da Cantareira (zona norte), além de um ramal que seguia até a cidade de Guarulhos.
Em 1915 realizou-se a inauguração da estação Guarulhos da linha. Na época, os moradores pediram ao governo que pudessem usar o trem como transporte público. O governo atendeu ao pedido e autorizou a estação a ser usada para passeios nos domingos e feriados. Em seguida, as viagens passaram a ser diárias.
No entanto, a linha foi desativada aos poucos, bem como as estações demolidas — uma delas, a Jaçanã, na zona norte da capital paulista, famosa pela música "Trem das Onze", de Adoniran Barbosa. A canção foi lembrada pelo prefeito da cidade. "Tenho a certeza de que essa estação, a primeira depois de 50 anos, vai mudar vidas porque ela está integrando não só Guarulhos e São Paulo, mas integrando todo o Brasil", disse Guti.
Trem
Com 14 anos de atraso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), inaugurou o trem que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana. Questionado sobre o longo período até a inauguração das obras, o tucano disse: “Isso é fake news, é mentira”. Alckmin argumentou que a licitação ocorreu em 2013 e, quatro anos depois, deu-se a primeira entrega. Em 2018, a linha foi entregue como um todo.
A linha 13-Jade da CPTM comporta três estações: Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto-Guarulhos. O trajeto é realizado em 15 minutos. Porém, a composição não chega até o aeroporto propriamente — ônibus gratuitos levam o passageiro até os terminais. O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, argumentou que “o governo [federal] não me deixou levar o trem mais longe”.
Para desembarcar nos terminais aeroviários é necessário sair da estação Aeroporto-Guarulhos com as malas na mão e passar por uma passarela e, em seguida, e pegar um coletivo, bancado pela GRU Airport.
Os tempos de percurso são de 2 minutos ao Terminal 1, 9 minutos até o Terminal 2 e 14 minutos até o Terminal 3. São, ao todo, seis ônibus com capacidade para até 50 pessoas cada.
As duas últimas imagens pertencem ao site Estações Ferroviárias.