Agentes conseguiram resgatar a ave e acondicioná-la em uma caixa de transporte
DivulgaçãoA Inspetoria Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) de Guarulhos resgatou na manhã desta sexta-feira (8) um tucano-toco que se debatia envolto em linhas de pipa com cerol no quintal de uma residência no bairro Vila Carioca.
Com técnicas especializadas, os agentes conseguiram resgatar a ave e acondicioná-la em uma caixa de transporte adequada para levá-la ao Zoológico Municipal.
A ave sofreu um corte profundo na asa direita, passou por cirurgia e está em repouso. De acordo com o veterinário Gilberto Júnior, não há garantia de que o tucano sobreviverá ou que voltará a voar. "A área machucada é muito extensa, e o ferimento chegou a alcançar a musculatura e vasos sanguíneos. Faremos a reposição do sangue perdido e seguiremos com o tratamento", explicou.
Este é o 16º pássaro atendido neste ano pelo zoológico por ferimentos causados por linha cortante de pipa. Algumas dessas vítimas não chegam a sobreviver. "Caso a ave viva mas não consiga voar novamente, não poderá retornar à natureza e será mantida por nós ou outro órgão capacitado", afirma Gilberto Júnior.
O uso de linhas cortantes para pipa é crime previsto pela lei estadual 17.201/2019, bem como a posse, fabricação e comercialização desses produtos. Em Guarulhos, a lei 7.302/2014 define que os comerciantes das substâncias e seus usuários podem pagar multa de até R$ 1.400.
*Estagiária, sob supervisão de André Carvalho
Veja também
-
São Paulo
Mulher que chefiou prostituição em presídio é detida sob acusação de integrar tribunal do crime
-
São Paulo
Festival da sustentabilidade começa nesta sexta em São Paulo com games e realidade virtual
-
São Paulo
Cracolândia: 'Vamos ter de passar por essa fase', diz prefeito de SP sobre assaltos