Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uber anuncia oferta de viagens com moto, mas Prefeitura de SP manda suspender serviço

Orientação, segundo o município, é que se faça uma reunião entre as partes para entender a dinâmica da atividade

São Paulo|

Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir, o motociclista parceiro precisa ter CNH
Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir, o motociclista parceiro precisa ter CNH Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir, o motociclista parceiro precisa ter CNH

A Uber anunciou, nesta quinta-feira (5), o início do serviço de viagens com motocicleta para passageiros nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Por um preço abaixo do praticado pelo UberX, o Uber Moto é mais uma opção de viagem que pode ser feita pelo app. A prefeitura da capital paulista disse, porém, que vai pedir a suspensão do serviço.

Segundo a gestão municipal, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) determinou a notificação da empresa Uber pela atividade de transporte remunerado de passageiros por motocicleta, serviço ainda não regulamentado no município. A empresa afirma que a nova opção de mobilidade do aplicativo tem recursos de segurança para usuários e motociclistas parceiros.

"A pedido do prefeito, o CMUV (Comitê Municipal de Uso do Viário) entrará em contato com a empresa para solicitar a imediata suspensão da atividade, além dos devidos esclarecimentos por parte da Uber, uma vez que a empresa não informou a Prefeitura de São Paulo sobre o início da operação dessa opção de mobilidade", disse em comunicado.

A orientação, de acordo com o município, é que o serviço seja suspenso até que se faça uma reunião entre as partes para entender a dinâmica da atividade e realizar estudos e análises para viabilidade de implantação do serviço de transporte de passageiros por motocicletas.

Publicidade

Procurada, a Uber ainda não se posicionou sobre a decisão da Prefeitura de São Paulo até a publicação desta matéria.

Anteriormente, a plataforma havia informado que a partir desta quinta os passageiros poderiam fazer a solicitação pelo aplicativo da mesma forma que já utilizam as outras modalidades. O Uber Moto chegou ao Brasil em novembro de 2020 por Aracaju e está presente em mais de 160 municípios brasileiros.

Publicidade

"Antes de desembarcar nas duas maiores cidades brasileiras, passamos mais de dois anos estudando o uso do produto em diversos lugares e avaliamos o comportamento que o Uber Moto teve em vários municípios brasileiros", disse Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil.

Leia também

Segundo ela, além dos deslocamentos rotineiros, existe um uso constante de chegada e partida de estações e terminais de ônibus, trens e metrô. "Isso mostra que esse é um produto que também complementa o deslocamento de usuários que utilizam a malha pública de transportes", afirma Luciana.

Publicidade

Ainda de acordo com a Uber, todas as viagens feitas — incluindo o Uber Moto — reúnem, entre outras medidas, a checagem de antecedentes dos parceiros e dão aos usuários a possibilidade de compartilhar com seus contatos a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real.

A reportagem entrou no aplicativo e constatou que uma corrida entre o bairro de Vila Constância e o metrô Carrão, ambos na zona leste de São Paulo, que custa em torno de R$ 25 no serviço UberX, no Uber Moto apresentou uma estimativa de R$ 17.

Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) definitiva com a observação de atividade remunerada (EAR).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.