Logo R7.com
RecordPlus

Um terço dos paulistanos teve bairro alagado, diz BID

Só a capital argentina teve um índice de bairros alagados maior que o SP: 36% contra 31%.

São Paulo|Do R7

  • Google News
Capital sofreu com altos índices de chuva no início deste ano
Capital sofreu com altos índices de chuva no início deste ano

Um terço dos paulistanos teve seu bairro alagado pelo menos uma vez no último ano, revela pesquisa sobre infraestrutura urbana divulgada nesta sexta-feira (28), pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O levantamento foi feito em cinco grandes cidades da América Latina. Além de São Paulo, participaram Buenos Aires, Cidade do México, Lima e Bogotá. Só a capital argentina teve um índice de bairros alagados superior ao da capital paulista: 36% contra 31%.

A pesquisa revela ainda que os paulistanos são os que ficam maior tempo no trânsito entre as cinco cidades pesquisadas. Em média, os moradores da capital gastam uma hora e 37 minutos do seu dia no deslocamento de ida e volta para casa. Os moradores de São Paulo também foram os que pior avaliaram os espaços públicos da cidade. Apenas 17% dos entrevistados disseram que o município tem locais desse tipo suficientes, índice muito inferior à média das cinco localidades: 45%. Além disso, apenas 16% dos paulistanos consideram os espaços públicos seguros.


A poluição foi outro ponto destacado pelos entrevistados em São Paulo. Segundo a pesquisa, 40% dos paulistanos tiveram doenças respiratórias no último ano. A grande maioria atribuiu à doença a má qualidade do ar. Na avaliação de serviços básicos, 77% dos paulistanos consideraram a energia elétrica cara ou muito cara na cidade — o maior índice entre os cinco municípios pesquisados.

Leia mais notícias de São Paulo


Prioridades

O levantamento feito pelo BID apontou ainda que São Paulo é a única cidade pesquisada em que a segurança não apareceu no topo do ranking de prioridades. Para os paulistanos, o tema mais citado foi transparência, seguido por participação e segurança. Foram entrevistadas mil pessoas em cada cidade, entre outubro e novembro de 2013.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.