Usuários de drogas fazem arrastão em farmácia na região da Cracolândia em SP
Saques teriam sido motivados por revolta após ação de zeladoria da prefeitura remover tendas usadas para o tráfico; assista
São Paulo|Guilherme Fernandes, da Agência Record
Em grupo, usuários de droga invadiram e roubaram diversos produtos de dois estabelecimentos comerciais, localizados na região da Cracolândia, no bairro Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, por volta das 8h desta sexta-feira (7).
Os saques ocorreram depois de uma ação de zeladoria da Prefeitura de São Paulo para remover lixo, entulho e tendas usadas para o tráfico de drogas na área conhecida como "fluxo", que atualmente está localizada entre as Ruas Conselheiro Nébias e Rua dos Gusmões.
Os usuários se dispersaram ao avistar as viaturas da Guarda Civil Metropolitana, que faz a segurança das equipes de limpeza. Uma parte do grupo se deslocou em direção à Praça Júlio Mesquita, onde o primeiro arrastão foi realizado em uma farmácia, que fica na esquina entre a Avenida São João e a Rua Vitória.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o saque acontece. É possível ver que uma quantidade grande de pessoas entra de forma desorganizada, levando tudo o que conseguem carregar. O tumulto é tão intenso que os próprios usuários se atrapalham na entrada e saída da farmácia que ficou com a entrada destruída.
Leia também
O arrastão foi dispersado por uma equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana). Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que "não houve confrontos, nem feridos, nem condução de pessoas ao DP por parte da GCM".
O segundo arrastão aconteceu pouco depois em um minimercado, ainda na Avenida São João, cerca de 350 metros do primeiro estabelecimento saqueado. Até o momento, a Polícia Militar não soube informar o que foi levado e se alguém foi detido.