Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vacinação em massa contra covid-19 em Serrana (SP) começa nesta 4ª

Já há filas nas escolas. Projeto-piloto pretende imunizar 30 mil pessoas acima de 18 anos para atestar o efeito da CoronaVac

São Paulo|Do R7, com informações da Record TV

Fila em escola de Serrana para aguardar início da vacinação contra covid-19 nos moradores
Fila em escola de Serrana para aguardar início da vacinação contra covid-19 nos moradores

Começa nesta quarta-feira (17), às 14h, a vacinação em massa dos moradores de Serrana, no interior de São Paulo. A cidade pretende imunizar 30 mil pessoas com a CoronaVac, em um projeto-piloto inédito, para avaliar o efeito da vacina na população acima de 18 anos.

A aplicação da dose será feita em escolas do município e já tem fila de espera na manhã desta quarta. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), está na cidade para acompanhar o início da campanha.

Serrana tem 45 mil habitantes, mas apenas adultos serão vacinados. A expectativa é de que os trabalhos durem oito semanas. Para facilitar a organização, o município foi dividido em quatro regiões. A imunização deve durar 5 dias em cada uma delas.

Leia também

O resultado da pesquisa da eficácia da vacina em barrar a propagação do novo coronavírus deve ser conhecido em 13 semanas, segundo o Instituto Butantan.


"Se a gente compara um bairro já vacinado com outro que ainda não foi isso nos permite fazer estudos, comparações", explicou Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, na sexta-feira (12), durante coletiva de imprensa realizada no município.

Os moradores foram cadastrados desde o dia (11). Com a divulgação de que toda a população seria vacinada, muitos cidadãos de outras cidades tentaram se mudar para Serrana para obter a imunização, mas no ano passado foi feito um Censo e os novos moradores não terão direito à dose.


A cidade foi escolhida por ser um município pequeno, mas com uma intensa circulação de pessoas. Outro estudo detectou que nenhuma cidade da região tem teste rápido disponível para covid-19 e nem liberação do resultado em 24 horas.

Projeto-piloto


O projeto pretende imunizar cerca de 30 mil pessoas. "Quanto maior for a adesão, maior será a contribuição que o município dará ao mundo porque esses resultados serão disponibilizados ao mundo", disse Covas. "Estamos em um momento crítico porque temos novas variantes de vírus. Esse projeto vem no momento certo quando se inicia a vacinação de certas populações escolhidas."

Um dos diretores do estudo, Ricardo Palácios, explicou que o objetivo é responder a pergunta de pesquisa: "com essa vacina poderemos sair da pandemia? Quando pensamos no coletivo, em uma sociedade, é possível conter a pandemia através da vacinação?".

Palácios disse ainda que o estudo deve investigar a redução de casos graves, o bloqueio de transmissão do vírus e os efeitos indiretos da vacinação.

Vacinação

A cidade foi dividida em quatro grupos que serão vacinados em semanas diferentes. A definição da ordem dos grupos (organizados por cores) ocorreu por meio de sorteio. Todos os insumos serão rastreados para evitar roubos e desvios.

As pessoas precisam ser moradoras de Serrana, adultas e ter interesse em participar voluntariamente do estudo. O lote destinado ao projeto é específico para a realização do estudo. "Todos que estiverem nos critérios de escolha terão acesso à vacina", afirmou Marcos Borges, diretor da pesquisa.

De acordo com o sorteio, a primeira região a ser vacinada será a verde (17 de fevereiro), na sequência a amarela (24 de fevereiro), cinza (3 de março) e, por fim, a azul (10 de março).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.