Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veja cuidados para evitar acidentes com aparelhos a gás dentro de casa

Vítimas não percebem que estão sendo intoxicadas, apesar de sentir fraqueza e náuseas. Sintomas acontecem por causa do monóxido de carbono

São Paulo|Do R7

Problema em aquecedor de gás pode ter ocasionado morte de família no ABC
Problema em aquecedor de gás pode ter ocasionado morte de família no ABC Problema em aquecedor de gás pode ter ocasionado morte de família no ABC

Quatro pessoas da mesma família foram achadas mortas no sábado (13), em um apartamento em Santo André, no ABC paulista. Elas foram vítimas de um vazamento de gás do aquecedor instalado no local. A taxa de monóxido de carbono medida pela perícia no apartamento foi mais de 20 vezes o nível tolerado pela saúde.

Infelizmente, com a chegada do inverno acidentes envolvendo a liberação de gás se tornam mais comuns. O capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcos Palumbo, explicou para a Record TV como evitar que esse tipo de acidente aconteça na sua residência.

Segundo Palumbo, as vítimas não percebem que estão sendo intoxicadas, apesar de sentir fraqueza, dor de cabeça, náuseas e até desmaios. Os sintomas acontecem porque o organismo começa a receber menos oxigênio e a metabolizar monóxido de carbono. 

Leia também

O primeiro passo é fazer sempre a manutenção das instalações de gás da sua residência. Evite deixar todas as janelas fechadas para garantir uma ventilação durante o uso de equipamentos para aquecer. E lembre-se: só use aparelhos que sejam apropriados para ambientes internos.

Publicidade

O cuidado deve ser redobrado com aquecedores externos usados inadequadamente dentro de casa como, por exemplo, aquecedores a gás e churrasqueiras. Por emitir chamas, além da liberação de gás, eles também podem ocasionar explosões. Por isso, eles são proibidos.

Se sentir qualquer um dos sintomas citados pelo bombeiro, procure uma saída de ar e ligue imediatamente para o resgate. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.