Veja o que abre e o que fecha em SP neste feriado prolongado
Alterações em alguns serviços da cidade já começam na segunda-feira (1º) e se estendem até a terça (2), Dia de Finados
São Paulo|Do R7
Em razão do feriado prolongado do Dia de Finados, na terça-feira (2), a cidade de São Paulo terá parte de sua rotina alterada, iniciando com a suspensão do rodízio municipal de veículos na segunda-feira (1º) determinada pela prefeitura. As demais restrições existentes na capital se mantêm ao longo da segunda-feira:
* rodízio de veículos pesados (caminhões);
* ZRMC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões); e
* ZMRF (Zona de Máxima Restrição aos Fretados).
Também não estarão liberadas as vagas de Zona Azul e as faixas exclusivas de ônibus.
Assistência social
Leia também
Trânsito
O tráfego nas imediações dos cemitérios será monitorado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de sábado (30), das 6h às 18h.
A CET fará a montagem de bloqueios, alterações de sentido de circulação, orientação de trânsito, travessia de pedestres e mudanças para melhorar as condições de segurança viária, respeitando as características do entorno de cada cemitério nas diversas regiões da cidade.
Nas proximidades dos cemitérios, a CET colocará cavaletes e cones, faixas de pano com informações de orientação do trânsito, além de canalizações de vagas perto dos portões de entrada para proporcionar maior fluidez ao tráfego de veículos e segurança na travessia e circulação dos pedestres.
Saúde
A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) informa que, na próxima segunda (1º) e terça-feira (2), algumas unidades na capital paulista terão funcionamento alterado em razão do feriado prolongado de Finados. A emenda de datas também engloba a alteração do ponto facultativo do Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro, para 1º de novembro (segunda-feira), véspera do feriado.
Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:
* Hospitais e prontos-socorros;
* Hospitais Dia 24 horas;
* Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas;
* Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
* Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção; e
* Samu 192.
Atenderão parcialmente:
* As AMAs 12 horas estarão abertas das 7h às 19h, nos dias 30 de outubro, 1º e 2 de novembro;
* Já as AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h, nos dias 30 de outubro, 1º e 2 de novembro;
* Os Caps III (Centros de Atenção Psicossocial III) que atendem 24 horas funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público; e
* Hospitais Dia atendem normalmente na segunda (1º) e fecham ao público na terça, feriado.
Hospitais veterinários
As unidades das zonas norte, leste e sul funcionarão na segunda para atendimento às urgências e emergências (não haverá distribuição de senhas) e estarão fechadas na terça, dia do feriado.
Estarão abertas na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2) as unidades do Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), CPAS (Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social), Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Fechados: SAS (Supervisão de Assistência Social), Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico), CCA (Centro para Criança e Adolescente), CJ (Centro para Juventude), Cedesp (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes), NCI (Núcleo de Convivência do Idoso), NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência), CDI (Centro Dia para Idosos), Creci (Centro de Referência da Cidadania do Idoso), Circo Escola, Sasf (Serviço de Assistência Social à Família), CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), CDCM (Centro de Defesa e de Convivência da Mulher), SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE – MA (Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.
Direitos humanos e cidadania
A SDMHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania) informa que a CMB (Casa da Mulher Brasileira) permanecerá em atendimento 24 horas na segunda-feira (1º) e na terça-feira.
Os seguintes equipamentos de atendimento ao público estarão fechados no período, reabrindo normalmente na quarta-feira (3): CRM (Centros de Referência da Mulher), CCM (Centros de Cidadania da Mulher) e Postos Avançados de Apoio à Mulher no Metrô e Terminal Sacomã SPTrans; Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial.
Os serviços de acolhimento sigiloso (Casa Abrigo e Casa de Passagem) de mulheres vítimas de violência permanecem abertos.
Não haverá expediente presencial nos núcleos de atendimento da Ouvidoria dos Direitos Humanos, mas denúncias de violações de direitos podem ser feitas pelos canais do Portal e pelo telefone SP156, site Disque 100 (pessoas idosas, crianças e adolescentes) e site do Ligue 180 (mulheres).
Trabalho
Os equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo terão funcionamento diferenciado nos dias 1º e 2 de novembro, em decorrência da alteração do ponto facultativo de 28 de outubro, Dia do Servidor Público, e do Dia de Finados. O Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), rede de coworkings Teia e postos da Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento voltarão a funcionar no dia 3 de novembro.
Os munícipes que precisarem dos serviços do Cate poderão fazer agendamento prévio pela Central 156 ou pelo portal do serviço para habilitação do seguro-desemprego e formalização do MEI – Microempreendedor Individual.
SPTrans
A SPTrans informa que na segunda-feira (1º) e na terça-feira (2), Dia de Finados, os postos de atendimento aos usuários do Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor localizados nos terminais aos usuários do Bilhete Único Comum, de ônibus e estações de transferência funcionarão normalmente, das 6h às 22h. Os postos Metrô Jabaquara, Santana e Augusta e o Posto Central da SPTrans estarão fechados nesses dias.
Também o Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, estará fechado na segunda-feira (1º) e no feriado (dia 2). O atendimento volta a ocorrer na quarta-feira, 3 de novembro, das 8h às 17h.
Mesmo nos horários em que os postos estão fechados, a compra de créditos pode ser feita via aplicativo, máquinas de autoatendimento, rede credenciada, lotéricas e Banco do Brasil. Os horários de funcionamento podem ser consultados no site da SPTrans.
Operação dos ônibus
A SPTrans informa que a circulação dos ônibus na segunda-feira (1º) será a de um dia útil. Na terça-feira (2), a frota será equivalente à de sábado.