São Paulo Veja o que abre e o que fecha neste feriado prolongado em São Paulo

Veja o que abre e o que fecha neste feriado prolongado em São Paulo

No transporte pública, CPTM vai operar com circulação equivalente ao final de semana, e Metrô será como em dias úteis nos dias 6 e 7

Feriado altera funcionamento de serviços em São Paulo

Feriado altera funcionamento de serviços em São Paulo

Tânia Rêgo/Agência Brasil - 29.03.2021

Na próxima terça-feira (7) o Brasil celebra o Dia da Independência, e a data é feriado nacional. Com isso, o Estado de São Paulo também estabeleceu ponto facultativo na segunda-feira (6), alterando o funcionamento de alguns serviços. Veja o que abre e o que fecha.

Saúde

Hospitais estaduais vão manter o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Na segunda-feira, os postos de doação da Fundação Pró-Sangue estarão funcionando, exceto o posto de Barueri. No feriado, apenas o Posto Clínicas manterá expediente, das 8h às 17h.

Os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), o CRI Norte (Centro de Referência ao Idoso) e o IPGG (Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia) na zona leste atenderão em horário habitual na segunda-feira e programaram suas atividades sem agendamentos na terça de feriado.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que a campanha de vacinação contra a covid-19 será suspensa temporariamente, no dia 7 de setembro.

Os serviços de saúde municipais que estarão abertos são: hospitais e prontos-socorros, hospitais Dia 24h, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais 24h, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Caps (Centro de Atenção Psicossocial) AD 4 Redenção e Samu 192.

Participalmente estão as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que abrirão na segunda-feira (6) somente para vacinação, das 8h às 17h; e as AMAs 12h, estarão abertas das 7h às 19h. Já as AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h, apenas com pronto atendimento na parte que corresponde à AMA e para a vacinação contra a covid-19, na segunda-feira (6). Os Caps 3 Centros de Atenção Psicossocial 3), que atendem 24h, funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público, e os Hospitais Dia atendem normalmente na segunda (6) e fecham ao público na terça.

Estarão fechados na segunda e terça-feira: Ambulatórios de Especialidade, Caps 2 (Centros de Atenção Psicossocial 2), Uvis (Unidades de Vigilância em Saúde), as unidades da rede municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids. Além destes equipamentos, a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) e a DVZ (Divisão de Vigilância em Zoonoses) estarão em regime de plantão.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo em todo Estado de São Paulo estarão fechados na segunda e terça-feira. Na quarta-feira (8), as 85 unidades voltarão a funcionar normalmente, no horário habitual e mediante agendamento pelo portal, aplicativo ou totens. Os canais digitais do programa estarão à disposição da população mesmo durante o feriado prolongado.

Transporte

O transporte pública de São Paulo terá mudanças na operação no Dia da Independência e na segunda-feira. A circulação dos ônibus municipais de São Paulo, por exemplo, na terça-feira será equivalente à frota de sábado. Na segunda-feira, a frota correspondente será a de um dia útil.

Na segunda, as sete linhas da CPTM vão operar com oferta de trens semelhante a de um sábado. No feriado, a circulação será equivalente a um domingo. Já no Metrô, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão ter operação normal de dia útil durante toda a segunda e na terça, e no feriado ainda haverá um reforço na linha 2-Verde.

As linhas de ônibus intermunicipais, gerenciadas pela EMTU nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte, seguirão a programação horária de domingo. Já as linhas que atendem a Baixada Santista terão no feriado a operação equivalente à programação dos sábados.

Aos ciclistas, aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade.

Assistência social

Abertos: Saica (Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes), Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social), CPAS (Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: SAS (Supervisão de Assistência Social), Cras (Centros de Referência de Assistência Social, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico), CCA (Centro para Criança e Adolescente), CJ (Centro para Juventude), Cedesp (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos), NCI (Núcleo de Convivência do Idoso), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência, CDI (Centro Dia para Idosos), Creci (Centro de Referência da Cidadania do Idoso), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família, CCInter (Centro de Convivência Intergeracional), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher, SPVV (Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência), MSE-MA (Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato que abrirem de sábado e domingo também abrirão nos feriados. São eles: Brás, Campos Elíseos, Guaianases, Lapa, Santana, São Mateus e Vinte e Cinco de Março.

Últimas