Vídeo: PM nocauteia homem em abordagem na zona norte de SP
Vítima se desculpa com o policial, mas recebe um tapa e um chute na cabeça quando tentava sair do local. Agentes foram afastados
São Paulo|Mariana Rosetti, da Agência Record
Um vídeo flagrou um policial militar nocauteando um homem durante abordagem policial na noite desta quinta-feira (9), no bairro Jardim Brasil, zona norte de São Paulo. A gravação, de 51 segundos, registra uma abordagem a três homens. O primeiro veste um moletom preto com mangas cinza, o segundo usa um moletom azul e o terceiro uma camiseta listrada.
O trio está enfileirado e conversa com um policial militar. Não fica claro no áudio o que o agente diz aos homens. O homem que veste preto repete "desculpa, senhor". Após 15 segundos, outro policial militar aparece na cena e o homem de listras é autorizado a ir embora. Com a aproximação, o primeiro policial pergunta ao colega de farda "tá sem novidade, né, os cara aí?".
No mesmo instante, o segundo agente devolve ao homem de preto o que parece ser um documento, indicando que havia consultado seus dados no sistema interno da corporação. O primeiro oficial libera o homem de blusa azul e exige que ele caminhe na direção oposta ao de listras. "Sai caminhando aí, bacana", ele diz.
Leia também
Tão logo o homem se vira para ir embora, as agressões ao rapaz de moletom preto começam. O primeiro policial militar ergue o braço e, com força, dá um tapa na parte de trás da cabeça da vítima.
Com o impacto, o homem flexiona o corpo para frente e se equilibra para não cair. O policial diz "sai andando aí que você não sabe trocar ideia".
O homem fica acuado e caminha em direção a sua bicicleta, que está caída na rua. De maneira brusca, o agente diz "então vai, pega sua bicicleta antes que eu te quebre na emenda".
O segundo policial aponta a arma em direção à vítima. Não é possível escutar o que o homem diz aos agentes.
O primeiro oficial continua "calma é o c******, sai agora, vai" e quando o homem se abaixa para pegar a bicicleta, recebe um chute na direção do rosto.
A vítima é projetada para trás violentamente e cai de costas na rua. Ao fundo, é possível ouvi-lo gemendo de dor.

Outro lado
Os policiais envolvidos pertencem à 1ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia do Metropolitano, sediada no Parque Novo Mundo, zona norte de São Paulo. A placa da viatura é EJT- 6256 e o número M-05110.
Em nota, a Polícia Militar informou que, assim que o comando tomou conhecimento do caso, "determinou o imediato afastamento dos policiais envolvidos na ação e a instauração de um inquérito policial militar para a rigorosa apuração dos fatos".
"A Polícia Militar repudia veementemente tal ato e reafirma seu compromisso de proteger as pessoas e respeitar as leis, sendo absolutamente implacável contra eventuais desvios de conduta de seus agentes", completou a corporação.
A Ouvidoria da Polícia Militar disse que recebeu o vídeo e que uma investigação vai acontecer para saber detalhes sobre a agressão.
Relembre abordagens consideradas violentas ou suspeitas da PM de SP em 2020
As denúncias de violência policial têm sido frequentes neste ano, em São Paulo. São inúmeros vídeos compartilhados nas redes sociais com abordagens agressivas e ações suspeitas de PMs. Certos casos tiveram grande repercussão, como o assassinato do jove...
As denúncias de violência policial têm sido frequentes neste ano, em São Paulo. São inúmeros vídeos compartilhados nas redes sociais com abordagens agressivas e ações suspeitas de PMs. Certos casos tiveram grande repercussão, como o assassinato do jovem Guilherme Silva Guedes, as agressões ao pizzaiolo Weslei da Fonseca Guimarães, ambas na capital, além da imobilização violenta de uma gestante e a suspeita de envolvimento em um atentado a bomba no interior paulista. Relembre alguns deles











