Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vídeos mostram PMs empurrando jovens para fora de ônibus

Policiais que estavam sem identificação também gritaram com adolescentes

São Paulo|Do R7

Policial aparece sem identificação nas imagens
Policial aparece sem identificação nas imagens

Vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram policiais militares sem identificação nas fardas empurrando e gritando com jovens que estavam dentro de um ônibus.

A ação aconteceu nesta quinta-feira (24) depois de um ato de estudantes contra os cortes no Passe Livre Estudantil.

Jovens que ficam dentro do ônibus e presenciam a ação ficam assustados e tentam fugir por outra porta do ônibus, que não abre. Durante a gritaria é possível ouvir um jovem pedindo calma.

Os vídeos foram publicados em grupos de estudantes e compartilhados pelos Observadores Legais e pela Mídia Ninja.


A mudança no passe livre foi publicada no Diário Oficial do município no dia 8 de julho, logo após o começo das férias escolares.

Antes da mudança, o aluno podia fazer até oito viagens durante as 24h do dia. Depois da decisão, o estudante pode fazer quatro viagens durante duas horas e, em outro momento do dia, mais quatro viagens durante duas horas.


A reportagem entrou em contato com a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo) e fez os seguintes questionamentos:

Por qual motivo os policiais estavam tirando os jovens de dentro do ônibus?


Por qual motivo eles gritavam e empurravam os estudantes?

Qual é a orientação dos policiais para a abordagem a adolescentes?

No segundo vídeo, o policial aparece sem identificação na farda. Por qual motivo ele não estava identificado? Qual o nome dos policiais envolvidos na abordagem?

A pasta não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

Assista aos vídeos:

ATENÇÃO: PM REPRIME MANIFESTANTES DENTRO DO ONIBUS Após termino do ato, a polícia militar seguiu um ônibus onde se encontravam estudantes que estavam saindo do ato junto a outros trabalhadores. O ônibus foi parado na altura do Cemitério da Consolação e a polícia militar invadiu o ônibus apontando armas de fogo para os passageiros e agredindo-os com socos e tapas, além de agressões verbais racistas chamando as negras e negros presentes de macacos. Até agora dois manifestantes foram detidos e estão sendo encaminhados para 78 DP, sendo que durante uma das detenções foi flagrada a tentativa de forjar um flagrante. Manifestantes continuam sendo enquadrados na parede do cemitério com violência, agressões físicas e a revista de mulheres sendo feita somente por políciais homens. TODA AJUDA É NECESSÁRIA, COMPARTILHEM E DIVULGUEM A INFORMAÇÃO!

Posted by Secundaristas em Luta de São Paulo on Thursday, August 24, 2017

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.