Vigilância Sanitária fecha Hospital Santa Marcelina
Centro de referência tem até dia 11 para apresentar proposta de adequação
São Paulo|Carla Balta e Rafaela Morozetti, da Agência Record

A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo interditou o pronto-socorro do Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, devido a superlotação. O hospital é considerado um centro de referência na zona leste. Não serão admitidos novos pacientes, apenas os casos de extrema urgência devem continuar a ser recebidos pela unidade.
De acordo com nota da Secretaria de Estado da Saúde, a interdição cautelar e parcial da unidade de internação cirúrgica, do ambulatório de quimioterapia e de uma das UTIs adulto do Hospital Santa Marcelina foi determinada por constatar a insuficiência de profissionais para o atendimento.
Também foram encontrados problemas estruturais como falta de ventilação e ausência de espaço físico adequado para acomodar os pacientes.
A administração do Santa Marcelina informa que o pronto-socorro clínico possui 20 leitos de internação onde permanecem, em média, 50 pacientes internados. Já o pronto-socorro cirúrgico tem 14 leitos de internação com uma média de 40 pacientes internados.
O hospital foi notificado a apresentar até o dia 11 de dezembro uma proposta de adequação dos setores e seu respectivo tempo de execução, que será avaliada tecnicamente pela Vigilância Sanitária do Estado.















