Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Virada da Castração para animais vai até domingo, em São Paulo

Demanda dos tutores é atendida principalmente por meio das 17 clínicas veterinárias conveniadas em todas as regiões da cidade

São Paulo|Do R7

Programa realizou a esterilização cirúrgica de mais de um milhão de animais
Programa realizou a esterilização cirúrgica de mais de um milhão de animais Programa realizou a esterilização cirúrgica de mais de um milhão de animais

A Virada da Castração, realizada pela Prefeitura de São Paulo, vai até domingo (28). A iniciativa tem como objetivo de potencializar a adesão ao PPCRCG (Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos), que acontece ao longo do ano.

Em 22 anos de existência, o programa realizou a esterilização cirúrgica de mais de um milhão e quatrocentos mil animais. Somente em 2022, foram realizadas 102.755 castrações gratuitas no município. Outro objetivo do programa é destacar a sua importância como um ato de cuidado e responsabilidade com o animal de estimação.

“A castração é um procedimento muito benéfico, tanto para o tutor quanto para o animal de estimação, uma vez que previne ninhadas e comportamentos indesejados do animal, além de reduzir o surgimento de tumores na mama, testículo e próstata, entre outras doenças”, explica a médica veterinária da Cosap (Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico), Marta Schiavone Cardoso de Andrade.

Como funciona a castração?

A demanda dos tutores é atendida principalmente por meio das 17 clínicas veterinárias conveniadas em todas as regiões da cidade. A partir da solicitação do cidadão, em 80% dos casos a castração é realizada em até 10 dias, após emissão do termo de encaminhamento.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Para fazer a solicitação, o tutor deve ser maior de idade, morar na cidade de São Paulo e possuir um animal de estimação com idade entre 3 meses e 10 anos.

Os documentos obrigatórios para obter o serviço nas clínicas conveniadas são:

Publicidade

• documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;

• comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;

• comprovante de vacinação contra raiva, quando houver;

• foto do animal que constará na carteirinha do RGA.

O primeiro passo é obter o termo de encaminhamento de forma online ou presencial. Se a pessoa preferir a opção online, que costuma ser a mais indicada, basta buscar o serviço "Castrar cães e gatos gratuitamente" no menu animais do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida é necessário preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar.

O tutor também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço e uma foto do animal que constará na carteirinha do RGA. Depois, basta escolher a clínica contratada da prefeitura de sua preferência para a realização da cirurgia. Depois de feita a solicitação, a clínica faz contato para o agendamento e as orientações gerais.

Já para atendimento presencial, deve realizar agendamento prévio pelo portal 156 e em seguida comparecer a uma das praças de atendimento com os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal, pois será feita somente a emissão do termo.

Mutirões e Castramóvel

Além do serviço prestado pelas clínicas, o PPCRCG também promove mutirões realizados tanto em espaços públicos como escolas quanto pelas unidades móveis, conhecidas por Castramóveis.

Nestas duas modalidades, são atendidas regiões classificadas como prioritárias, segundo critérios epidemiológicos, demográficos e sociais, visando a atender à população de maior vulnerabilidade social e, portanto, com menor acesso a serviços médicos veterinários.

Saiba mais acessando a página do Cosap.

Trabalho, consultas com veterinário e lazer: veja como funciona o canil da Polícia Militar de São Paulo

" gallery_id="646b9164cd77c0c3cc0014f8" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/sao-paulo/virada-da-castracao-para-animais-vai-ate-domingo-em-sao-paulo-25052023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.