Volume do Sistema Cantareira cai mais uma vez e chega aos 10,5%
Guarapiranga também apresentou queda; Alto Tietê conseguiu manter volume de dia anterior
São Paulo|Do R7
O nível do Sistema Cantareira voltou a cair nesta sexta-feira (4). De acordo com os dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), o reservatório chegou aos 10,5% de sua capacidade. A represa do Guarapiranga também apresentou queda de 0,1% e chegou aos 57,3%. Já o Sistema Alto Tietê manteve os mesmos 15,1% do volume registrado um dia anterior.

A queda histórica no mês ocorre apesar de setembro ter em uma média pluviométrica no Sistema Cantareira duas vezes maior que em agosto. O índice de setembro é 91,9 mm, enquanto o de agosto é 36,9 mm. A taxa, porém, fica distante da média histórica dos meses mais chuvosos, como dezembro (226,8 mm), janeiro (259,9 mm), e de fevereiro (206,5 mm).
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a tendência é de que a chuva em setembro fique dentro da média esperada, que é de 67,6 mm. Em setembro, costuma chover mais do que em agosto e em julho, mas ainda é considerado um mês de estiagem. Estas mudanças de tempo ocorrem principalmente por causa da chegada da primavera.













