Logo R7.com
RecordPlus

Volume do Sistema Cantareira cai para 5,1%, o menor nível da história

Sabesp entregou nesta sexta-feira plano para a exploração da segunda cota do volume morto 

São Paulo|Da Agência Brasil

  • Google News
Há um ano, o nível do sistema era 39,8%
Há um ano, o nível do sistema era 39,8%

O volume de água do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de água de São Paulo, atingiu nesta sexta-feira (10) o menor nível da história, passando de 5,3% para 5,1%, segundo o monitoramento diário feito pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Há um ano, o nível do sistema era 39,8%.

O índice pluviométrico no mês no Sistema Cantareira é 0,4 milímetros (mm). A média histórica de chuva para outubro, segundo a Sabesp, é 130,8 mm.


A Sabesp entregou hoje para a ANA (Agência Nacional de Águas) o plano para a exploração da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira.

Segundo a ANA, o plano e as regras de funcionamento dos equipamentos de bombeamento já instalados no sistema, e também os previstos para serem implantados, são imprescindíveis para a análise e a autorização dos volumes adicionais do segundo volume morto. “A análise dos documentos será feita pela ANA o mais rápido possível”, disse a agência em nota.


Justiça Federal determina que vazões de retirada do Sistema Cantareira sejam revistas. Confira no vídeo abaixo:

Mais cedo, a Justiça determinou, por meio de liminar, que a ANA e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) revejam as vazões de retiradas do Sistema Cantareira pela Sabesp.

O objetivo é garantir que o consumo da primeira parte da reserva técnica não se esgote antes de 30 de novembro e que não haja prejuízos às vazões para a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.