Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agência europeia alerta para risco de morte por uso combinado de codeína e ibuprofeno

Codeína é indicada para tratar dor, mas doses altas ou por tempo prolongado podem causar danos renais e gastrointestinais

Saúde|Do R7

Agência recomenda alteração de bula dos remédios com essa combinação vendidos na Europa
Agência recomenda alteração de bula dos remédios com essa combinação vendidos na Europa Agência recomenda alteração de bula dos remédios com essa combinação vendidos na Europa

Um comunicado emitido no dia 30 de setembro pelo comitê de segurança da EMA (Agência Europeia de Medicamentos) alerta para o uso combinado de dois medicamentos comumente usados no tratamento de dores: o ibuprofeno e a codeína.

O órgão regulador chama atenção, principalmente, para o uso prolongado da codeína, que é um opioide e pode viciar, com a associação do ibuprofeno, um anti-inflamatório. Os principais riscos são de danos sérios aos rins e também gastrointestinais, podendo levar à morte.

"Em doses superiores às recomendadas ou durante um período de tempo prolongado, a codeína com ibuprofeno pode causar danos nos rins, impedindo-os de remover adequadamente os ácidos do sangue para a urina (acidose tubular renal)", diz o comunicado.

A agência acrescenta que "o mau funcionamento do rim também pode causar níveis muito baixos de potássio no sangue (hipocalemia), que por sua vez pode causar sintomas como fraqueza muscular e tontura".

Publicidade

Na Europa, é possível encontrar a composição de ibuprofeno e codeína em um único medicamento, o que não ocorre no Brasil, onde a codeína é associada ao paracetamol.

A EMA recomendou que a bula dos medicamentos vendidos nos países seja alterada, para que se incluam as informações sobre os riscos renais e grastrointestinais.

Publicidade

"O PRAC [comitê de segurança] também observou que existem medicamentos contendo codeína com ibuprofeno que estão disponíveis sem receita médica na UE [União Europeia]. Uma vez que a maioria desses casos foram notificados em países onde estes medicamentos estão disponíveis sem receita médica, o PRAC considerou que o estatuto de medicamento sujeito a receita médica seria a medida de minimização de risco mais eficaz para mitigar os danos associados ao abuso e à dependência desses produtos", salienta o órgão.

Aqui no Brasil, a codeína é somente vendida mediante apresentação de receita C1 em duas vias, por exigência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.