Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apenas 1,6% dos brasileiros doam sangue, diz Ministério da Saúde

Jovens entre 18 e 29 anos são os maiores doadores de sangue no país; Ministério da Saúde lança campanha de doação nesta quinta-feira (14)

Saúde|Deborah Giannini, do R7

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas
Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas

No Brasil, cerca de 1,6% da população doa sangue, o que representa 16 pessoas a cada mil habitantes.

Esse percentual está dentro dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece o mínimo de 1%, mas o Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (14), Dia Mundial da Doação de Sangue, uma campanha para elevar o número de doadores para 3%.

Segundo o governo, jovens entre 18 e 29 anos são os maiores doadores de sangue no país, o que significa 42% dos doadores. “É importante incentivar a população para a doação voluntária, pois nesse período de inverno e férias ocorre uma redução natural desse doares. Por isso a necessidade de fortalecer o ato da doação e deixar os bancos de sangue abastecidos em todo o país”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcanti, por meio de comunicado.

No ano passado, 3,3 milhões de pessoas doaram sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizaram transfusão sanguínea no país, segundo o Ministério. Do total dos doadores, 60% são homens.

Publicidade

O Ministério informa que existem 32 hemocentros coordenadores e 2.034 serviços de hemoterapia no país, o que inclui hemocentros regionais, núcleos de hemoterapia, unidades de coleta e transfusão, central de triagem e laboratorial de doadores.

Leia mais: Campanha de doação de sangue localiza doadores através de emojis nas redes sociais

Publicidade

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade, lembrando que menores de 18 anos necessitam de autorização prévia dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, só é permitido caso o doador já tenha realizado o procedimento antes dos 60 anos.

Outros critérios são: pesar no mínimo 50 kg, estar em bom estado de saúde, estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem à doação e não estar de jejum. É preciso apresentar documento de identidade com foto.

Publicidade

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Leia também: Campanha de doação de leite materno começa nesta sexta

O Ministério ressalta que a doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.

Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Veja como doar:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.