Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após denúncia de fraude, Pelotas retoma exames com novo prestador

Exames de prevenção de câncer de colo de útero pelo SUS, que estavam suspensos depois da acusação, voltarão a ser realizados a partir de segunda

Saúde|Deborah Giannini, do R7

UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde saiu a denúncia de fraude de exames
UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde saiu a denúncia de fraude de exames UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde saiu a denúncia de fraude de exames

A Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, no Rio Grande do Sul, divulgou nesta terça-feira (31), que os exames de prevenção de câncer de colo de útero que haviam sido suspensos na rede pública da cidade voltarão a ser oferecidos a partir de segunda-feira (6).

A prefeita Paula Mascarenhas afirmou que a análise da primeira remessa desses exames será realizada pelo Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, na cidade vizinha de Piratini, na sexta-feira seguinte, dia 10 de agosto.

O hospital foi o único a apresentar proposta na cotação financeira para a contratação emergencial de laboratório para a realização dos exames citopatológicos, para a prevenção de câncer de colo de útero, até que seja concluída a licitação que definirá o laboratório definitivo, informou a secretaria por meio de nota.

No último dia 17 de julho, a prefeita decidiu suspender os exames citopatológicos realizados pelo laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia), que há 20 anos, presta serviço para a prefeitura de Pelotas, atendendo a usuárias do SUS, depois da acusação de fraude nos exames feita por funcionários da UBS Bom Jesus.

Publicidade

Leia também: Prefeita quer refazer exame que detecta câncer suspeito de fraude

De acordo com a acusação, entre janeiro de 2014 e junho de 2017, nenhuma mulher que fez o exame teve qualquer tipo de alteração identificada. Uma tabela de exames da mesma unidade de saúde mostrou que antes desse período 44 resultados divulgados pelo mesmo laboratório apontaram câncer. O laboratório é acusado de ter realizado os exames por amostragem, em vez de analisar os laudos.

Publicidade

A prefeita afirmou, após suspender os exames, que uma das medidas a serem tomadas em relação a essa denúncia de fraude seria a revisão do material em outro laboratório, a ser contratado. “O Executivo pelotense busca a contratação de laboratório nível II, especializado em revisão de exames, para refazer uma mostra representativa de análises do SEG, a fim de trazer respostas seguras quanto à denúncia de exames feitos por amostragem. O pelotense César Victora, uma sumidade na área epidemiológica, indicou a revisão de 2.100 exames”, afirma a secretaria, por meio de nota. 

Saiba mais: MP recolhe supostos exames fraudados em Pelotas para análise

Publicidade

Segundo a secretaria, foram enviados convites para 18 laboratórios de Pelotas e outros 15 de cidades vizinhas para participarem da cotação. A única proposta recebida, do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, foi de R$ 16 por exame citopatológico.

“O contrato emergencial irá prever a realização de 2.000 exames - podendo receber aditivos - e duração de até 180 dias”, informou a secretaria.

Após a denúncia de fraude dos exames, a prefeita assumiu interinamente a pasta da Saúde após a secretaria, segundo ela, ter saído de férias após apresentar problemas de saúde.

O serviço do laboratório SEG foi suspenso até que a investigação seja concluída, afirma a secretaria.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.