Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP recolhe supostos exames fraudados em Pelotas para análise

Amostras de janeiro de 2017 a junho deste ano foram encaminhas para perícia; prefeita suspendeu exames até contratação de novo laboratório

Saúde|Giovanna Borielo, do R7*

UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde partiu denúncia contra exames
UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde partiu denúncia contra exames UBS Bom Jesus, em Pelotas, de onde partiu denúncia contra exames

O Ministério Público do Rio Grande do Sul recolheu, na manhã desta sexta-feira (20), cerca de 17 mil amostras de exames para prevenção de câncer de colo do útero do laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia).

As amostras foram encaminhadas para o Instituto Geral de Perícia do Rio Grande do Sul (IGP/RS), em Porto Alegre, para que sejam submetidas a nova análise, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério Público.

Tratam-se de exames citopatológicos cérvico-vaginal/microflora e exames de rastreamento, coletas de rastreamento para o câncer de colo de útero realizados no período de janeiro de 2017 a junho de 2018. O método da análise não foi divulgado.

Leia também: Mãe aponta fraude no exame de filha vítima de câncer em Pelotas

Publicidade

O recolhimento dessas amostras foi determinado pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e também solicitado pelo Ministério Público. O laboratório SEG (Serviço Especializado de Ginecologia), de Pelotas, havia informado por meio de nota na última segunda-feira (17) que as amostram estavam à disposição das autoridades.

A prefeita também informou, por meio de nota, que a realização de exames de prevenção de colo de útero serão suspensos durante uma semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade até que seja efetivada a contratação de um novo laboratório. Os materiais já coletados e que aguardam análise, cuja validade é de 15 dias, terão de ser colhidos novamente caso a contratação laboratorial ultrapasse esse período.

Publicidade

Entenda o caso

O laboratório SEG (Serviço Especializado em Ginecologia) de Pelotas, que presta serviço para o SUS, recebeu uma denúncia de médicos e enfermeiros da UBS Bom Jesus de ter fraudado exames de prevenção de cólo de útero.

Publicidade

Entre 2014 e 2017, nenhuma mulher que fez o exame teve alteração descrita no resultado. A suspeita é que o laboratório teria realizado resultados por amostragem, em vez de analisar todos os laudos.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Deborah Giannini

Prefeitura suspende laboratório suspeito de fraudar exames:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.