Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após encontrar vírus da poliomielite em esgoto, Nova York convoca cidadãos para vacinação

Vírus da paralisia infantil foi detectada em amostras de junho no Condado nova-iorquino de Rockland, após ter um infectado confirmado

Saúde|Do R7

Vacina contra poliomielite deve ser dada em três doses até os cindo anos de vida
Vacina contra poliomielite deve ser dada em três doses até os cindo anos de vida Vacina contra poliomielite deve ser dada em três doses até os cindo anos de vida

O Departamento de Saúde do Estado de Nova York (NYSDOH – sigla em inglês) convocou todos os cidadãos que não receberam a vacina contra a poliomielite a comparecerem nos locais de vacinação para que sejam aplicados os imunizantes contra a paralisia infantil. A recomendação serve tanto para adultos, quanto para as crianças

A decisão do NYSDOH foi tomada após o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos confirmar que foram encontradas amostras do vírus da poliomielite em águas residuais no Condado da Rockland, que fica em Nova York. O estudo das águas residuais do local foi feito a partir da constatação de um infectado com a doença.

Leia também

"Nos Estados Unidos, temos a sorte de ter disponível a proteção crucial oferecida pela vacinação contra a poliomielite, que protegeu nosso país e os nova-iorquinos por mais de 60 anos. Dada a rapidez com que a poliomielite pode se espalhar, agora é a hora de todos os adultos, pais , e guardião para se vacinar e seus filhos o mais rápido possível", afirmou a Comissária Estadual de Saúde, Mary T. Bassett. 

A GPLN (sigla em inglês da Rede Global de Laboratórios de Pólio), que inclui o CDC e a OMS (Organização Mundial da Saúde), confirmou que o caso dos Estados Unidos é o do tipo 2 (SL2), do tipo Sabin, os mesmos coletados em amostras em Jerusalém, Israel; e recentemente detectado do meio ambiente em Londres, Reino Unido.

Publicidade

Mas a NYSDOH alerta que ser o mesmo tipo de vírus não implica que o caso identificado em Nova York tenha histórico de viagens a Israel ou ao Reino Unido.

O que é a poliomielite?

A poliomielite é uma doença grave e com risco de vida, que é transmitida de pessoa para pessoa. Sendo muito contagiosa, um indivíduo pode passar o vírus mesmo se estiver assintomático.

Publicidade

Os sintomas, que podem ser leves e semelhantes aos da gripe, podem levar até 30 dias para aparecer, período durante o qual um indivíduo infectado pode transmitir o vírus a outros. Alguns casos de poliomielite podem resultar em paralisia ou morte.

Embora não haja tratamento ou cura para a paralisia infantil, é uma doença evitável por meio de vacinação segura e eficaz.

Publicidade

A recomendação da OMS é que a vacina seja aplicada em três doses, sendo uma até os seis meses e as outras duas até o cinco anos. Sendo que a primeira é injetável e as outras duas podem ser via oral. 

Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.