Após encontrar vírus da poliomielite em esgoto, Nova York convoca cidadãos para vacinação
Vírus da paralisia infantil foi detectada em amostras de junho no Condado nova-iorquino de Rockland, após ter um infectado confirmado
Saúde|Do R7
O Departamento de Saúde do Estado de Nova York (NYSDOH – sigla em inglês) convocou todos os cidadãos que não receberam a vacina contra a poliomielite a comparecerem nos locais de vacinação para que sejam aplicados os imunizantes contra a paralisia infantil. A recomendação serve tanto para adultos, quanto para as crianças
A decisão do NYSDOH foi tomada após o CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos confirmar que foram encontradas amostras do vírus da poliomielite em águas residuais no Condado da Rockland, que fica em Nova York. O estudo das águas residuais do local foi feito a partir da constatação de um infectado com a doença.
Leia também
"Nos Estados Unidos, temos a sorte de ter disponível a proteção crucial oferecida pela vacinação contra a poliomielite, que protegeu nosso país e os nova-iorquinos por mais de 60 anos. Dada a rapidez com que a poliomielite pode se espalhar, agora é a hora de todos os adultos, pais , e guardião para se vacinar e seus filhos o mais rápido possível", afirmou a Comissária Estadual de Saúde, Mary T. Bassett.
A GPLN (sigla em inglês da Rede Global de Laboratórios de Pólio), que inclui o CDC e a OMS (Organização Mundial da Saúde), confirmou que o caso dos Estados Unidos é o do tipo 2 (SL2), do tipo Sabin, os mesmos coletados em amostras em Jerusalém, Israel; e recentemente detectado do meio ambiente em Londres, Reino Unido.
Mas a NYSDOH alerta que ser o mesmo tipo de vírus não implica que o caso identificado em Nova York tenha histórico de viagens a Israel ou ao Reino Unido.
O que é a poliomielite?
A poliomielite é uma doença grave e com risco de vida, que é transmitida de pessoa para pessoa. Sendo muito contagiosa, um indivíduo pode passar o vírus mesmo se estiver assintomático.
Os sintomas, que podem ser leves e semelhantes aos da gripe, podem levar até 30 dias para aparecer, período durante o qual um indivíduo infectado pode transmitir o vírus a outros. Alguns casos de poliomielite podem resultar em paralisia ou morte.
Embora não haja tratamento ou cura para a paralisia infantil, é uma doença evitável por meio de vacinação segura e eficaz.
A recomendação da OMS é que a vacina seja aplicada em três doses, sendo uma até os seis meses e as outras duas até o cinco anos. Sendo que a primeira é injetável e as outras duas podem ser via oral.
Folhas verdes, frutas cítricas e leguminosas: saiba quais alimentos fortalecem o sistema imunológico