Atores circulam por SP para conscientizar população sobre o glaucoma
Doença é principal causa de cegueira sem cura em todo o mundo
Saúde|Do R7

Para chamar atenção e alertar a população sobre o glaucoma, uma uma dupla de atores caraterizados como "olho e colírio" percorrem diversas regiões de São Paulo durante esta semana. A doença é a principal causa da cegueira sem cura no mundo. No Brasil, cerca de 1 milhão de pessoas tem glaucoma.
A ação faz parte de uma campanha do Ministério da Saúde na Semana Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma.
Em uma das principais atrações durante esta campanha acontece nesta quinta-feira (23), na avenida Paulista. Das 9h as 16h a dupla de atores convida as pessoas a passar pelo vão livre do Masp para conhecer a chamada sala sensorial. Ao entrar, os visitantes ficam com os olhos vendados e ao tatear os objetos terão que descobrir o que está em exposição. Voluntários deficientes visuais serão os guias nessa nova descoberta. Ao terminar, as pessoas podem tirar fotos com os personagens.
Café em excesso pode gerar glaucoma
Glaucoma
Segundo o oftalmologista Vital Paulino Costa, presidente da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), a doença não tem cura, mas pode ser tratada desde que seja descoberta o quanto antes.
— O glaucoma é uma doença silenciosa e não apresenta sintomas. Os pacientes só percebem que estão com problemas na visão quando ela já está em estágio avançado.
O glaucoma atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos e pode triplicar após os 70 anos. Além disso, um terço das pessoas acima de 16 anos de idade nunca se consultaram com um oftalmologista. De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), a cada ano são registrados 2,4 milhões de novos casos no mundo.
Serviço
Sala Sensorial no Vão Livre do MASP
Quando: quinta-feira (23)
Horário: das 9h as 16h
Local: vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo) - avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo













