Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bebê nasce com DIU preso no cabelo. Médico explica o caso

Foto do recém-nascido foi publicada no Facebook viralizou; especialista diz que são raros os casos em que o dispositivo falha

Saúde|Fernando Mellis, do R7

Médico diz que objeto não ofereceu risco ao bebê
Médico diz que objeto não ofereceu risco ao bebê Médico diz que objeto não ofereceu risco ao bebê

Uma mulher norte-americana publicou, no último domingo (25), a foto de um bebê recém-nascido, logo após o parto, com o DIU (dispositivo intrauterino) preso no cabelo. A imagem rapidamente viralizou e foi compartilhada por mais de 38 mil pessoas. 

Em sua publicação no Facebook, Cadesia Foster comparou o DIU na cabeça da criança a uma grampo de cabelo. 

O médico Rogério Bonassi Machado, presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), explica que são "raríssimos" os casos em que o DIU falha.

"Nos raros casos que acontece a falha contraceptiva do DIU, geralmente se identificam fatores como o deslocamento do DIU ou a falta de controle adequado depois da sua colocação."

Publicidade

Segundo o especialista, a gravidez progride normalmente sem qualquer problema para o bebê. "Também não há relação alguma com malformações fetais, tampouco com lesões nesse recém-nascido."

Isso porque, afirma Machado, o DIU não fica em contato com o bebê durante a gestação. "No final, como o DIU e o bebê ficam no mesmo local - dentro do útero - os dois são retirados. Por coincidência o DIU estava junto à cabeça, mas em hipótese alguma penetraria no corpo do recém-nascido."

Publicidade

O médico ressalta que o DIU é um método contraceptivo "de alta eficácia" e que os casos de falha representam 0,1 em cada 100 mulheres ao ano. "O DIU é tão eficaz quanto a laqueadura", conclui.

Leia também: Dificuldade para engravidar? Saiba o que pode interferir na fertilidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.