Logo R7.com
RecordPlus

Bebês expostos à pobreza demoram mais para adquirir habilidades motoras, mostra pesquisa

Autora do estudo, fisioterapeuta Carolina Fioroni explica como a condição socioeconômica influi nesse tipo de desenvolvimento

Saúde|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estudo da UFSCAR revela atrasos no desenvolvimento motor de bebês de lares de baixa renda.
  • Pesquisa acompanhou 88 bebês entre três e oito meses no interior de São Paulo.
  • Desenvolvimento motor foi afetado pela pobreza e condições socioeconômicas das famílias.
  • Falta de informações sobre estímulos contribui para dificuldades no desenvolvimento motor.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Um estudo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) revelou que bebês em lares de baixa renda apresentam atrasos no desenvolvimento motor a partir dos seis meses. A pesquisa publicada em uma revista científica internacional acompanhou 88 bebês no interior de São Paulo e relacionou a variedade de movimentos dos pequenos com as condições socioeconômicas.

“Nós acompanhamos o desenvolvimento motor dos bebês, de seus três a oito meses [...] íamos até as casas das famílias e avaliávamos como os bebês estavam se desenvolvimento [...] a gente pesava os bebês, avaliava o comprimento e o desenvolvimento motor, então como esse bebê estava adquirindo as habilidades motoras, ou seja, quando que eles começaram a controlar a cabeça, alcançar um objeto ou sentar sozinho”, relatou a autora do estudo e fisioterapeuta Carolina Fioroni ao programa News 19 Horas.


A partir dos seis meses, os recém-nascidos que residiam em meio à pobreza adquiriam dificuldades para a aquisição do alcance, do sentar sem auxílio dos pais e apresentavam menor variabilidade dos movimentos.

“Nas casas observamos que tinha bastante adulto vivendo no mesmo espaço, às vezes o chão não tinha um piso adequado, então as famílias relatavam um pouco de insegurança de colocar os bebês no chão. E também por não terem informações de como estimularem os bebês, eles acabam deixando eles nos carrinhos”, expressou a especialista.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.