Logo R7.com
RecordPlus

Bebida com metanol: sabor e sintomas de ressaca dificultam diagnóstico de intoxicação

Substância provoca náuseas, tontura, vômitos, confusão mental e visão turva que podem confundir com a embriaguez comum

Saúde|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Três mortes foram registradas por intoxicação com metanol em São Paulo, decorrente do consumo de bebidas adulteradas.
  • A intoxicação é difícil de diagnosticar devido aos sintomas semelhantes à ressaca comum, como náuseas e tontura.
  • Médicos alertam para a necessidade de atendimento médico rápido em caso de sintomas potencialmente graves após consumo de álcool.
  • Tratamentos dependem da gravidade da intoxicação e podem incluir suporte médico avançado, como hemodiálise e uso de medicamentos específicos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Estado de São Paulo já registrou três mortes relacionadas a bebidas adulteradas Reprodução/Record News - 30.09.2025

O estado de São Paulo registrou a terceira morte por intoxicação com metanol, nesta segunda-feira (29). Dois dos óbitos foram confirmados em São Bernardo do Campo e outro na capital paulista. Todas as vítimas consumiram bebidas alcoólicas adulteradas, o que levou à intensificação das ações de fiscalização pela Polícia Civil e órgãos reguladores.

Eventos como happy hour e outras comemorações são normalmente regados a álcool, e a atenção deve ser redobrada com o aumento de casos de intoxicação. Ramon Andrade de Mello, médico clínico-geral, explica que o sabor similar ao etanol e os sintomas parecidos a uma ressaca comum dificultam o diagnóstico.


Em entrevista ao Jornal da Record News, o especialista aponta que a primeira etapa é a metabolização da substância no fígado, que libera metabólicos ativos que podem chegar aos pulmões e causar insuficiência respiratória, além de pressão baixa, alterações visuais e mentais, náuseas, tontura e vômito.

“É preciso, de certa forma, separar o joio do trigo nesse momento até que se encontre aquele limite de até quando essa embriaguez possa ser diferenciada pelo metanol. [...] Você foi num barzinho, tomou uma caipirinha, um drink e começou com vômitos, tontura, não está enxergando, procure o mais rápido possível atendimento médico no hospital”, afirma.


Segundo Mello, é importante ter um diagnóstico precoce com uma equipe de profissionais competentes para seguir o protocolo de tratamento, que vai depender do grau de acometimento e do quadro clínico de cada paciente.

“Num hospital, a gente tem esse suporte de hemodiálise, tem suporte de UTI. Se houver alguma instabilidade hemodinâmica, vão ser administradas drogas vasoativas que podem tentar controlar aquela baixa da pressão arterial”, completa.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.