Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileiros em quarentena por coronavírus serão liberados hoje

O governo federal decidiu antecipar em quatro dias a liberação após o resultado negativo para coronavírus obtido na terceira análise

Saúde|Do R7

Base Aérea de Anápolis que serviu de abrigo para quarentena
Base Aérea de Anápolis que serviu de abrigo para quarentena Base Aérea de Anápolis que serviu de abrigo para quarentena

Após 14 dias isolados, as 58 pessoas que vieram da China e estão cumprindo quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, serão liberadas às 10h deste domingo (23).

O governo brasileiro decidiu antecipar a liberação após o resultado negativo para coronavírus obtido pela terceira análise colhida na sexta-feira (21) e concluída sábado (22), pelo Laboratório Central do Estado de Goiás.

Segundo informações do Ministério da Defesa, todos os hóspedes da Base Aérea de Anápolis, que permanecem com o quadro assintomático, serão transportados, neste domingo, pela Força Aérea Brasileira para nove estados. Hoje, no Brasil, há apenas um caso suspeito de coronavírus e 52 casos investigados já foram descartados.

O grupo está isolado desde 9 de fevereiro, quando chegou de Wuhan, na China, epicentro do coronavírus.

Publicidade

A Missão Regresso trouxe de volta ao país um grupo de 34 brasileiros, entre adultos e crianças, que pediu para deixar a região que se transformou no centro de contaminações. Os repatriados estavam acompanhados por mais 24 tripulantes, entre equipes de voo, médicos e pessoal de comunicação.

Balanço

Publicidade

Neste sábado (22), a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada de 599 novos casos de coronavírus, sendo 397 na China. O único caso sob investigação no Brasil é no Rio de Janeiro. Balanço mais recente divulgado pela Comissão de Saúde da China aponta que 2.359 pessoas morreram em decorrência da infecção e outras 77,7 mil estão infectadas pelo vírus. A OMS disse estar preocupada com o potencial do vírus continuar se espalhando, especialmente em países com sistemas de saúde mais frágeis.

Com a liberação dos 58 brasileiros da Base Aérea de Anápolis, o Ministério da Defesa considera que a operação está encerrada. "A Operação Regresso à Pátria Amada Brasil cumpre assim seu compromisso com o bem estar de todos os envolvidos na operação e com a segurança da população brasileira", informou o Ministério da Defesa em nota.

Publicidade

Transporte

Segundo o ministério, os transporte das pessoas que estavam de quarentena será realizado aproveitando voos logísticos de material e de militares, com os seguintes destinos:

- Distrito Federal (Ala 1 – Base Aérea de Brasília) - 20 passageiros, sendo 9 militares, 1 profissional do Ministério da Saúde, 1 profissional da EBC e 9 repatriados;

- São Paulo (Base Aérea de São Paulo) - 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde;

- Rio de Janeiro (Ala 11 – Base Aérea do Galeão) - 11 militares;

- Paraná (Aeroporto Internacional Afonso Pena) - 5 repatriados;

- Santa Catarina (Base Aérea de Florianópolis) - 4 repatriados;

- Minas Gerais (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa) - 3 repatriados;

- Pará (Campo de Provas Brigadeiro Velloso) - 1 repatriada;

Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão em voos comerciais para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte. Um repatriado permanecerá em Anápolis (GO).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.